-
Planejamento de iniciativas de adoção de tecnologias móveis||Planning mobile technology adoption initiatives
- Voltar
Metadados
Descrição
A massificação das tecnologias digitais móveis é uma das forças tecnológicas recentes mais importantes. Já há cerca de 2,7 bilhões de assinantes de telefonia móvel em todo o mundo e esse número não pára de crescer. No Brasil, como em praticamente todos os países do mundo, a telefonia móvel é a forma de tecnologia que mais rapidamente se alastrou, sendo usada hoje por mais de 60% dos brasileiros, percentual bastante superior ao uso da Internet no País. Neste artigo, propõe-se um modelo teórico para o planejamento das iniciativas de adoção dessa tecnologia como estratégia das organizações para interagir com seu público-alvo. O modelo contempla o contexto externo, o organizacional, os impactos previstos na organização (no indivíduo e na interação entre eles), e as definições que a organização deve efetuar. Ele também está sendo objeto de realização de pesquisas na área a fim de aprofundá-lo em seus atributos e de identificar sua aderência a casos reais. O propósito maior é torná-lo prático o suficiente para ser utilizado por gestores que venham a adotar as tecnologias móveis em suas organizações. Palavras-chave: Celular; Tecnologia móvel; Adoção de tecnologia. ||
Mobile digital technology is one of the most important recent technological forces. There are around 2.7 billion mobile subscribers worldwide, and this number keeps growing. In Brazil, like almost every other country, mo- bile phones have the fastest adoption curve among new technologies, being used by more than 60% of all Bra- zilians, a percentage far higher than Internet use in the country. This article proposes a theoretical model for planning mobile technology adoption by organizations to interact with their stake-holders. It considers the ex- ternal context, organizational context, foreseen impacts on the organization, on the individual and interaction among them, and the definitions the organization must make. The proposed model is being used in actual field research, in order to get deeper into attributes and identify applicability to real cases. The main objective of the model is to become practical enough to be used by managers who choose to adopt mobile technologies in their companies. Keywords: Mobile, mobile technology, technology adoption.
ISSN
1809-614X
Autor
Machado, Cássio Bobsin | Freitas, Henrique
Data
1 de fevereiro de 2009
Formato
Identificador
https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/738 | 10.15675/gepros.v1i1.738
Idioma
Fonte
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2009); 101 | 1984-2430
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion