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Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2019) nos Ifets: o perfil dos agentes elaboradores
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Metadados
Descrição
This article aims to trace the academic and professional profile of the elaborating agents of the Institutional Development Plan (IDP) of 12 Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology (Ifets) and to identify the place occupied by these actors in the elaboration of such document. After identifying the IDPs in force during the analyzed period (2014-2019), 204 elaborating agents were accounted for. We use the content analysis technique (BARDIN, 2016) for the systematization and categorization of data, and Bourdieu’s (1996) conceptual notions of field and habitus to support our reflections on the position occupied by the elaborating agents in the discussions and formulations of the document. We conclude that the position occupied by the agents is linked to the interests of the managers, as they are the ones mainly responsible for the choices of the committees that elaborate the IDPs. Although there is an intention to give a democratic approach to the management of these committees, the participation of the internal and external community is not significant.||Este artículo pretende describir el perfil académico y profesional de los agentes elaboradores del Plan de Desarrollo Institucional (PDI) de 12 Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (Ifets) e identificar el lugar ocupado por estos actores en la preparación de dicho documento. Después de identificar los PDIs vigentes durante el período analizado (2014-2019), se contabilizaron 204 agentes elaboradores. Utilizamos la técnica de análisis de contenido (BARDIN, 2016) para la sistematización y categorización de datos, y las nociones conceptuales de campo y habitus de Bourdieu (1996) para respaldar nuestras reflexiones sobre el lugar ocupado por los agentes elaboradores en las discusiones y formulaciones del documento. Concluimos que la posición ocupada por los agentes está vinculada a los intereses de los gerentes, ya que éstos son los principales responsables de las elecciones realizadas por los comités elaboradores de los PDIs. Aunque se pretende dar un enfoque democrático a la gestión de estos comités, la participación de la comunidad interna y externa no es significativa. ||Este artigo pretende traçar o perfil acadêmico e profissional dos agentes elaboradores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 12 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e identificar o lugar ocupado por esses atores na elaboração de tal documento. Após a identificação dos PDIs vigentes durante o período analisado (2014-2019), 204 agentes elaboradores foram contabilizados. Recorremos à técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para a sistematização e categorização dos dados, e às noções conceituais de campo e habitus de Bourdieu (1996) para subsidiamos nossas reflexões sobre o lugar ocupado pelos agentes elaboradores nas discussões e formulações do documento. Concluímos que a posição ocupada pelos agentes vincula-se aos interesses dos gestores, pois estes são os principais responsáveis pelas escolhas das comissões elaboradoras dos PDIs. Embora haja a intenção de imprimir uma abordagem democrática à gestão dessas comissões, a participação da comunidade interna e externa se apresenta pouco expressiva.
ISSN
1981-1802
Periódico
Autor
Matos Souza Ferreira , Anne de | Nazaré Baía Coelho , Wilma de
Data
7 de fevereiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19127 | 10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19127
Idioma
Fonte
Revista Educação em Questão; v. 58 n. 55 (2020): jan./mar. 2020 | 1981-1802 | 0102-7735 | 10.21680/1981-1802.2019v58n55
Assuntos
Plano de Desenvolvimento Institucional. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Perfil. Elaboradores.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion