-
Plano Nacional de Educação 2014-2024 – Meta 06: estratégias para qual tempo e para qual projeto de sociedade?
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo propõe a discussão do Plano Nacional de Educação 2014-2024, especialmente a partir de sua Meta 6, que prevê a ampliação do tempo integral para, pelo menos, 50% das escolas públicas e 25% dos alunos dessas escolas. Nessa perspectiva, pretende-se abordar as demais Metas que compõem esse Plano, articulando-as à análise, tanto daquela Meta, quanto das nove estratégias que a compõem. O objetivo do texto é, assim, o de desvelar e discutir o projeto de sociedade e de tempo que a Meta 6 e suas estratégias deixam entrever. Para tanto, privilegiando uma abordagem qualitativa e utilizando a pesquisa bibliográfica, trabalha-se com referencial teórico calcado em autores que discutem a função da escola pública (ALGEBAILE, 2009; LIBÂNEO, 2012; 2015) e o papel da ampliação do tempo escolar para um projeto emancipador de sociedade (CAVALIÉRE, 2012; 2014; COELHO, 2014; 2015; MAURÍCIO, 2014). Ainda metodologicamente, parte-se de procedimentos que conduzem à análise documental do Plano Nacional de Educação 2014-2024 procurando, quando possível, apresentar práticas e experiências que problematizem o cumprimento da Meta 6 e de suas estratégias. Sintetizando as reflexões contidas neste estudo, busca-se evidenciar os desafios a serem enfrentados na efetivação da referida Meta, quando o projeto de sociedade que vem se apresentando como hegemônico compactua com pressupostos contraditórios, em alguns casos, com o próprio Plano e com outros documentos e conquistas da comunidade escolar.
Palavras-chave: Políticas públicas; Plano Nacional de Educação; Educação em tempo integral
ISSN
2238-1279
Autor
Lígia Martha Coelho; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Data
19 de dezembro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 33 (2016); 101-120
Tipo
Avaliado por Pares