-
Poetic Immersions as a Formation Process of the Artist-Teacher||Imersões poéticas como processo de formação do artista-docente
- Voltar
Metadados
Descrição
The present communication proposes a research process of/on art through the study of some poetic and academic interventions, here entitled poetic immersions: immersion in the sense of being submerged, surrounded by liquid or, in the sense given by astronomy, in which immersion is considered the "entry of a star in the shadow of another". It is understood by poetic and academic interventions promoting/teasing scenic and choreographic processes from a suggested topic, coordinated by an artist, integrating students, teachers and community members. The project assumes that to maintain contact with the essence of being a dance artist – maintains contact with "what we are made of" (Strazzacappa, 2011) – in other words, being in a "state of dance", is a sine qua non of teachers in the field of art and the artist's hybrid training (Louppe, 1997).Keywords: poetic immersions; scenic and choreographical creation; poetic and academic interventions.||A comunicação propõe apresentar um processo de pesquisa de/em arte por meio do estudo de algumas intervenções poéticos-acadêmicas realizadas, aqui intituladas imersões poéticas: imersão no sentido de estar submerso, envolto por líquido ou ainda, no sentido dado pela astronomia, em que imersão é considerada a "entrada de um astro na sombra de outro". Compreende-se por intervenções poético-acadêmicas a promoção/provocação de processos de criação cênico-coreográfica a partir de um tema sugerido, coordenado por um artista, integrando estudantes, docentes e pessoas da comunidade. O projeto parte do princípio de que manter o contado com a essência do ser artista de dança – manter o contato com "aquilo de que somos feitos" (Strazzacappa, 2011) – ou seja, manter-se em "estado de dança", é condição sine qua non do docente, no campo da arte e da formação do artista híbrido (Louppe, 1997).Palavras-chave: imersões poéticas; criação cênico-coreográfica; intervenções poético-acadêmicas.
ISSN
2357-9978
Periódico
Autor
Strazzacappa, Marcia
Data
11 de agosto de 2014
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5368 | 10.36025/arj.v1i2.5368
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Marcia Strazzacappa | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/
Fonte
Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; Vol 1 No 2 (2014): The Concept of Research in the Arts; 96-111 | ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; v. 1 n. 2 (2014): O conceito de pesquisa na pesquisa em artes; 96-111 | 2357-9978 | 10.36025/arj.v1i2
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Invited Essays