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POLÍTICA PÚBLICA EDUCATIVA PROEJA: ENTRE O PLANO DOS DISCURSOS E O PLANO DA AÇÃO NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
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Metadados
Descrição
O alinhamento entre o plano dos discursos e o plano da ação, especialmente no contexto do neoliberalismo e da pós-democracia, pode apresentar vários problemas, como o modelo de gestão sem a participação do povo; sem política, porém, com estratégias que acomodem os conflitos e deem ao povo a ilusão de democracia. Tal desalinhamento materializa- se, por exemplo, no modo de execução de políticas públicas sociais e educativas que, em muito, as distancia dos objetivos propostos a nível dos discursos político-normativos. O presente artigo consiste numa metanálise da política pública brasileira ‘Programa de Integração da Educação Básica à Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA” - destinada aos jovens e adultos que foram excluídos do direito à educação formal em idade apropriada, cujo objetivo central é, segundo o discurso político, elevar a escolaridade dessa parcela da população e, sobretudo, possibilitar-lhe qualificação profissional para incluí-la, também, no mundo do trabalho e no efetivo exercício consciente da cidadania. Assim, para composição do corpus empírico, selecionaram-se, no banco de teses da CAPES, dez investigações realizadas por investigadores brasileiros sobre a execução da política, todas no contexto do Estado da Bahia, no período de 2010 a 2017. Para o presente artigo, elegeu-se, a categoria de análise ‘acesso”, primeiro passo para a inclusão proposta pela política, o que possibilitou perceber o desalinhamento entre aquilo que é propagado e aquilo que efetivamente ocorre. Assegurar o acesso do público-alvo é um importante passo na operacionalização do plano de ação da política. Todavia, o corpus empírico analisado deixou evidente que, majoritariamente, os estudantes que ingressaram no PROEJA não são do público especificado pela política, o que caracteriza grande abismo entre os discursos e a ação.
ISSN
1807-1600
Periódico
Colaboradores
Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia da Bahia ~IFBA. Universidade de Aveiro -Portugal | grupo Interdisciplinar de pesquisa em Filosofia e Ciências Humanas do IFBA
Autor
Flores, Tânia Maria Dantas
Data
16 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10597 | 10.15628/holos.2020.10597
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 HOLOS | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
HOLOS; v. 6 (2020); 1-20 | 1807-1600
Assuntos
Políticas Públicas - Educação | PROEJA, pós-democracia, discursos político-normativos, plano da ação, exclusão/inclusão.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion