-
Political awareness and theoretical practice in teaching sociology: an experience report||Conscientização política e prática teórica no ensino de sociologia: um relato de experiência
- Voltar
Metadados
Descrição
This article will initially deal with the importance of Socio Philosophical Studies in the context of high school teaching/learning processes, problematizing, from a broader discussion on school institutionalization, the epistemological and political issues involvedboth in the debate about the presence of disciplines such as Sociology and Philosophy in basic education as well as in the discussion on the use of methods and techniques for teaching sociological theories among students in the school system. Having as reference the experiences reported (and developed) in the scope of a discipline of Theories of Social Sciences offered by a Professional Master’s Degree, in the City of Recife (PE), we will then see how teaching sociology, in the school context, is related to the universe of research and knowledge production in Human Sciences, in general, and Social Sciences, in a specific way. Finally, we will bring the most general elements about a problematization of the challenges created by the recent curricular flexibilization in high school, regulated by Law nº 13.415 / 2017.Keywords: School sociology; Post-structuralism; Curricular flexibility||Este artigo inicialmente tratará da importância dos Estudos Sócio-Filosóficos no contexto dos processos de ensino/aprendizagem do ensino médio, problematizando, a partir de uma discussão mais ampla sobre a institucionalização escolar, as questões epistemológicas e políticas envolvidas tanto no debate acerca da presença de disciplinas como Sociologia e Filosofia na educação básica quanto na discussão sobre a utilização de métodos e técnicas de ensino das teorias sociológicas entre os discentes da rede escolar. Tendo como referência as experiências relatadas (e desenvolvidas) no âmbito de uma disciplina de Teorias das Ciências Sociais oferecida por um Mestrado Profissional, na Cidade do Recife (PE), verificaremos, em seguida, como o ensino de sociologia, no contexto escolar, relaciona-se ao universo de pesquisa e de produção de conhecimento das Ciências Humanas, de maneira geral, e das Ciências Sociais, de maneira específica. Finalmente, traremos os elementos mais gerais acerca de uma problematização dos desafios instaurados pela recente flexibilização curricular no ensino médio, regulamentada pela Lei nº 13.415/2017.Palavras-chave: Sociologia escolar; Pós-estruturalismo; Flexibilização curricular
ISSN
2177-6229
Periódico
Autor
de Souza, Robson da Costa | da Silva, Jefferson Evânio | Burity, Joanildo Albuquerque
Data
5 de novembro de 2020
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2020.56.2.11 | 10.4013/csu.2020.56.2.11
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Ciências Sociais Unisinos
Fonte
Ciências Sociais Unisinos; v. 56 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 240-250 | 2177-6229 | 1519-7050
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion