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Políticas da reversibilidade: extensões e opressões da justiça escolar
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Metadados
Descrição
Os estudos extensivos que denunciam a persistência de indicadores de desigualdade, injustiça ou exclusão educativa nem sempre dão conta das rotinas escolares mais ou menos invisíveis, dolorosas ou insuportáveis que procuram revertê-los. Este texto mapeia um conjunto de dispositivos existentes em escolas públicas cuja missão é trabalhar na reversibilidade dos problemas educativos. Eles ilustram as extensões da justiça escolar a novas esferas de intervenção (orientar, cuidar, proteger) que têm na ideia de vulnerabilidade o motor da ação pública. Alicerçados em instrumentos de medida da eficácia, esses dispositivos metamorfoseiam o trabalho docente e as modalidades de governação escolar, condicionando o modo como os atores educativos se envolvem e qualificam as situações. Os sentimentos de opressão provocados pelo imperativo político de uma inclusão eficaz testam, enfim, os limites da reversibilidade, da justiça escolar e das possibilidades de fabricação de um mundo escolar comum.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Dionísio, Bruno
Data
11 de abril de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650903 | 10.20396/etd.v20i2.8650903
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 455-474 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 455-474 | ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.; 455-474 | 1676-2592
Assuntos
Políticas públicas em educação. Inclusão educacional. Justiça educacional. Eficácia da escola. | Educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Revisão de literatura; Pesquisa empírica