-
POOR AND RICH YOUNG GAYS MEANINGFULNESS ABOUT MASCULINITY AT SCHOOL|| Significações de jovens gays ricos e pobres sobre a masculinidade na escola
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents research on the school role in the gay masculinity constitution. With that purpose we studied the meanings constituted by self-declared gay students and their experiences at school, focusing on their sexual orientation constitution. The study also considered the fact that we live in a society marked by social inequality, believing that this aspect could be determinant in experiences and meanings. The conversation instrument was applied with two groups of adolescent men self-declared gay, poor, and rich from São Paulo city high schools. The results were analyzed through the Social-Historical Psychology perspective by the Nuclei of Meaning procedure. The dialectical movement of analysis allowed us to affirm that the school is a fundamental social institution in the masculinity constitution of gay adolescents and that institutions need to overcome its strangeness regarding their social functions.||Este artigo apresenta pesquisa realizada sobre o papel da escola na constituição da masculinidade gay. Para isto estudamos as significações constituídas por estudantes autodeclarados gays, suas experiências e vivências na escola, enfocando a constituição de sua orientação sexual. O estudo considerou também o fato de vivermos em uma sociedade marcada pela desigualdade social, acreditando que este aspecto poderia ser determinante nas experiências e significações. Foram realizadas conversações com dois grupos de adolescentes homens autodeclarados gays, pobres e ricos, do Ensino Médio da cidade de São Paulo. As conversações foram analisadas a partir da perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica e do procedimento de constituição de Núcleos de Significação. O movimento dialético de análise nos permitiu afirmar que a escola é uma instituição social importante na constituição da masculinidade dos adolescentes gays e precisa superar, institucionalmente, o seu estranhamento às funções sociais que lhe cabe.
ISSN
2317-7853
Autor
Amaral, Marcos Martins | Bock, Ana Mercês Bahia
Data
25 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11103 | 10.34024/olhares.2021.v9.11103
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Marcos Martins Amaral, Ana Mercês Bahia Bock | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 9 n. 2 (2021): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 176-196 | 2317-7853
Assuntos
Young Gay Men | Gay Masculinity | Subjective Dimension | Jovens gays | Masculinidade Gay | Dimensão Subjetiva
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion