-
POR QUE O DIAGNÓSTICO BIOMÉDICO DO TDAH TEM SE TORNADO TÃO DOMINANTE?||¿POR QUÉ EL DIAGNÓSTICO BIOMÉDICO DE TDAH SE HA VUELTO TAN DOMINANTE?||WHY HAS ADHD BIOMEDICAL DIAGNOSIS BECOME SO DOMINANT?
- Voltar
Metadados
Descrição
ADHD is today the most frequently diagnosed mental health condition among children and adolescents. The common belief is that it is a mental illness, and doctors and psychiatrists have solid scientific evidence to make the diagnosis and provide safe and effective psychopharmacological treatment. However, the scientific literature does not support this belief so widespread in our society. The article reviews the historical way in which this belief has been constructed and analyzes a scientific article that supposedly supports this way of approaching the behavioral and emotional problems of children of our times. The conclusion is that society today has no evidence to support this belief.||El TDAH es hoy la afección de salud mental más frecuentemente diagnosticada entre niños y adolescentes. El sentido común es que es una enfermedad mental, y los médicos y psiquiatras tienen evidencia científica sólida para hacer el diagnóstico y proporcionar un tratamiento psicofarmacológico seguro y efectivo. Sin embargo, la literatura científica no respalda esta creencia tan extendida en nuestra sociedad. El artículo revisa la forma histórica en que se ha construido esta creencia y analiza un artículo científico que supuestamente respalda esta forma de abordar los problemas conductuales y emocionales de los niños de nuestro tiempo. La conclusión es que la sociedad actual no tiene evidencia para apoyar esta creencia.||TDAH é hoje a condição de saúde mental mais frequentemente diagnosticada entre crianças e adolescentes. A crença comum é que se trata de uma doença mental, e que médicos e psiquiatras contam com sólidas evidências científicas para dar o diagnóstico e fornecer tratamento psicofarmacológico seguro e eficaz. Porém, a literatura científica não dá suporte a essa crença tão fortemente difundida em nossa sociedade. O artigo faz uma revisão histórica de como essa crença vem sendo construída e analisa um artigo científico que supostamente dá sustentação a esse modo de abordar os problemas comportamentais e emocionais das crianças dos nossos tempos. A conclusão é que a sociedade não conta hoje com evidências que deem suporte a essa crença.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Corrigan, Michael W. | Whitaker, Robert | Freitas, Fernando
Data
1 de janeiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5980 | 10.22481/praxisedu.v16i37.5980
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 37 (2020): Edição Especial; 16-33 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 37 (2020): Edição Especial; 16-33 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 37 (2020): Edição Especial; 16-33 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
TDAH | Modelo biomédico | Medicalização | TDAH | Modelo biomédico | Medicalización | ADHD | Biomedical model | Medicalization
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion