-
Por uma didática mídia-educativa
- Voltar
Metadados
Descrição
The article presents subsidies for thinking paths towards a media-educational didactics using as methodology the literature review motivated by the results of an extensive research carried out in the municipal schools of Rio de Janeiro. From the finding - anchored by the research data - that schools have not yet incorporated into their practices the main guidelines put today by the field of Media Education, it addresses the importance of media literacy to form
citizens who can relate critically and creatively to the media and reports the barriers listed by researchers for the implementation of ICT in schools. Finally, the article points a way from the construction of media educational public policies with clear guidelines and mechanisms that ensure their implementation in classroom didactics, fundamentally incorporating: 1 - infrastructure; 2 - continued teacher training; 3 - incentives for teachers to implement the policy, with autonomy to create diverse pedagogical practices, freedom for invention and space for error.||O artigo apresenta subsídios para se pensar caminhos em direção a uma didática mídiaeducativa usando como metodologia a revisão bibliográfica motivada pelos resultados de uma pesquisa extensa realizada nas escolas municipais do Rio de Janeiro. A partir da constatação – ancorada pelos dados da pesquisa – de que as escolas ainda não incorporaram em suas práticas as principais diretrizes postas hoje pelo campo da Mídia-educação, aborda a importância do letramento midiático para a formação de cidadãos que possam se relacionar de forma crítica e criativa com as mídias e relata as barreiras elencadas por pesquisadores para a implementação das TIC nas escolas. Por fim, o artigo aponta um caminho a partir da construção de políticas públicas mídia-educativas com diretrizes claras e mecanismos que garantam sua implementação na didática em sala de aula, incorporando fundamentalmente: 1 - infraestrutura; 2 - formação continuada de professores; 3 - incentivos para que os professores implementem a política, com autonomia para criarem práticas pedagógicas
diversas, liberdade para a invenção e espaço para o erro.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Sobral Milliet, Joana
Data
19 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/65103 | 10.5216/rp.v30i2.65103
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 30 n. 2 (2019): Dossiê Tecnologias digitais e ensino na educação básica; 63-75 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion