-
Português||A LITERATURA AFRO DE CONCEIÇÃO EVARISTO
- Voltar
Metadados
Descrição
This work tries to construct an effective approach of the tales from Olhos d’Água, Conceição Evaristo’s book (2014), in the context of the ethnic-racial relations. From this pretension was born the workshop Relações étnico-raciais e literatura afro: uma abordagem dialógica which was held in two moments of an hour and a half each. At the outset, questions about race and ethnicity, as well as about racism, whitening policy and affirmative policies were developed, based on Antonio Sérgio Alfredo Guimarães (1999), Racismo e anti-racismo no Brasil, and reflected on the importance of working in the classroom, such as racism, prejudice and discrimination, which is emphasized in Do silêncio escolar ao silêncio do lar, for Eliane Cavalleiro (2000). At the end of this moment, six short stories were delivered to the students, removed from Olhos d'Água, leading the action to a round of conversation about the texts, the second moment. The wheel was motivated and based on the importance of working the culture in a dialogical and deep way, thus, the debate with the students was based on Paulo Freire's Pedagogia do Oprimido (1974). In order to analyze the stories and reflect on the realization of the workshop, thinking about social fields not only as places divided by classes and aiming to understand them as spaces of relations, but we also use Pierre Bourdieu's concepts of Poder Simbólico (1989, 1996). To assist in the reflections, we use the considerations of Rildo Cosson (2006) and Duarte (2010) on the specific issues of literature. In order to make a dialogue about the tales and the data on racial issues, we use the considerations of Abdias do Nascimento (1978), Neusa Santos Souza (1983), Nilma Lino Gomes (2003), Jurema Werneck (2010), Lélia Gonzales Souza (2006). We used Margarida Petter (2015) and Emílio Bonvini (2009) to think about linguistic questions . Thus, reflection on the data sought to highlight the importance of the work with the stories of Conceição Evaristo, in a perspective that seeks, in the tales of Olhos d'Água, to see and unveil the structures of racism within racial relations, as well as to think about their effects and combating them.||Este trabalho procura construir uma abordagem efetiva dos contos do livro Olhos d’Água de Conceição Evaristo (2014), no contexto das relações étnico-raciais. Dessa pretensão nasceu a oficina Relações étnico-raciais e literatura afro: uma abordagem dialógica, a qual foi realizada em dois momentos de uma hora e meia cada. No primeiro momento foram trabalhadas questões sobre raça e etnia, bem como sobre o racismo, a política de branqueamento e as políticas afirmativas, tendo como base Racismo e antirracismo no Brasil de Antonio Sérgio Alfredo Guimarães (1999), e refletiu-se sobre a importância de trabalhar em sala de aula temas tais como o racismo, o preconceito e a discriminação, o que é ressaltado em Do silêncio escolar ao silêncio do lar, por Eliane Cavalleiro (2000). Ao final deste momento, seis contos foram entregues aos alunos, retirados de Olhos d’Água, levando a ação para uma roda de conversa sobre os textos, o segundo momento. A roda foi motivada e embasada na importância de se trabalhar a cultura de modo dialógico e profundo, assim, o debate com os alunos teve fundamentação na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire (1974). Para analisar os contos e refletir sobre a realização da oficina, pensando os campos sociais não apenas como lugares divididos por classes e visando compreendê-los como espaços de relações, utilizamos os conceitos de O poder simbólico, de Pierre Bourdieu (1989; 1996). Para auxiliar nas reflexões, utilizamos as considerações de Rildo Cosson (2006), e Duarte (2010), sobre as questões específicas de literatura. Para fazer dialogar os contos e os dados sobre questões raciais, usamos as considerações de Abdias do Nascimento (1978), Neusa Santos Souza (1983), Nilma Lino Gomes (2003), Jurema Werneck (2010), Lélia Gonzales (1984) e Jessé Souza (2006). Usamos Margarida Petter (2015) e Emílio Bonvini (2009) para pensar as questões de linguística e sobre as línguas africanas. Assim, a reflexão sobre os dados buscou ressaltar a importância do trabalho com os contos de Conceição Evaristo, em uma perspectiva que busque, nos contos de Olhos d’Água, ver e desvelar as estruturas do racismo dentro das relações raciais, bem como pensar seus efeitos e o combate a esses.
ISSN
2317-5516
Periódico
Autor
CASELLA, Cesar Augusto de Oliveira | ALMEIDA, Alexandre
Data
28 de fevereiro de 2020
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516)
Fonte
Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516); v. 19 n. 2 (2019): Temporis[ação]; 22 | 2317-5516 | 1518-6229
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion