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PÓS-MODERNIDADE, CIÊNCIA JURÍDICA E ENSINO: possíveis contribuições da teoria crítica no cenário brasileiro
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Metadados
Descrição
O objetivo desse estudo é discutir a inserção da ciência jurídica e do ensino do Direito dentro da pós-modernidade, bem como examinar possíveis contribuições da Teoria Crítica, em Adorno e Horkheimer, para o desenvolvimento da construção do saber e prática pedagógica no Direito. Utiliza-se de metodologia qualitativa, contando com técnica de pesquisa bibliográfica. Infere-se da pesquisa realizada, que a ciência jurídica na pós-modernidade é líquida, se encontra em processo de constante modificação, e o ensino do Direito precisa acompanhar essa dinâmica da ciência, demandando formas de ensino e aprendizagem que não correspondam a uma educação bancária, mas sim emancipatória. Nesse contexto, a Teoria Crítica pode contribuir para a construção do conhecimento e aperfeiçoamento do ensino de Direito, tornando-os reflexivos e críticos, a partir da interação entre teoria e prática.
ISSN
2448-2307
Periódico
Colaboradores
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Autor
Sousa, Thanderson Pereira de
Data
6 de dezembro de 2018
Formato
Idioma
Relação
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Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Thanderson Pereira de Sousa | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 90, n. 2 (2018): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 297-315 | Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 90, n. 2 (2018): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 297-315 | Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 90, n. 2 (2018): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 297-315 | Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 90, n. 2 (2018): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 297-315 | 2448-2307 | 1980-3087
Assuntos
Direito; Ensino; Ciência;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion