Descrição
Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca da situação do ensino musical nos cursos de Pedagogia brasileiros, destacando os desafios enfrentados e as possiblidades de caminhos a serem trilhados. Foi proposto um diálogo a partir dos dados coletados pelo Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (Gpap) por meio da análise de 1. planos de ensino das disciplinas Artes/Música oferecidas em cursos de Pedagogia públicos no Brasil; 2. da fala de alunos que tiveram experiências musicais em cursos de Pedagogia em São Paulo; e 3. da visão das autoras deste trabalho – embasadas em suas experiências profissionais e suas pesquisas –, permeada pelo pensamento de educadores, músicos e educadores musicais que estudam o tema em questão. É apresentado um breve histórico acerca da presença da música na formação de professores no Brasil e faz-se uma análise da situação atual a partir das ementas e bibliografias dos cursos. O estudo aponta para um espaço restrito para a linguagem musical nos currículos e desafios a serem superados. Apresentamos possibilidades de trabalho viáveis ao educador da infância, focados na práxis, tendo como eixos centrais o brincar e o criar.