-
Prácticas que invitan a mirar y pensar acerca de las relaciones y significados construidos por el niño en su experiencia de dibujar en la educación infantil||Práticas que convidam a olhar e a pensar relações e sentidos construídos pela criança em sua experiência de desenhar na educação infantil
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artículo presenta un ensayo que se inspira en Derrida (2002) para pensar la práctica del dibujo y la constitución de la experiencia de dibujar por el niño, teniendo como foco situaciones educativas en la educación infantil, con niños entre 20 meses y 36 meses. Propone las narrativas visuales (COUTINHO, 2010; VIEIRA, 2016) como metodología para presentar elementos que componen las situaciones educativas en foco, y partir de las dimensiones de la filosofía y de la estética (BENJAMIN, 1986; DERRIDA, 2002; BACHELARD, 2008; 2013), analiza los aspectos implicados en las prácticas (RICHTER, 2016) a fin de comprender la constitución de la experiencia infantil. Y además, delinea elementos estructuradores de las prácticas "Contexto de Grafismo" y "Contexto de Observación al Aire Libre" por la evidencia de una didáctica pertinente a lo que postulan las DCNEI, y por presentar referentes de la cultura plástica y propiciar la emersión de contenidos subjetivos representados por el " imaginario infantil, configurando una interrelación de Campos de Experiencias.||Este artigo apresenta relações que se inspiram em Derrida (2002) para pensar a prática do desenho e a constituição da experiência de desenhar pela criança, tendo como foco situações educativas na educação infantil, com crianças entre 20 meses e 36 meses. Propõe as narrativas visuais (COUTINHO, 2010; VIEIRA, 2016) como metodologia para apresentar elementos que compõem as situações educativas em foco, e partir das dimensões da filosofia e da estética (BENJAMIN, 1986; DERRIDA, 2002; BACHELARD, 2008; 2013), analisa os aspectos implicados nas práticas (RICHTER, 2016) a fim de compreender a constituição da experiência infantil. E ainda, delineia elementos estruturadores das práticas "Contexto de Grafismo" e "Contexto de Observação ao Ar Livre" pela evidência de uma didática pertinente ao que postulam as DCNEI, e por apresentar referentes da cultura plástica e propiciar a emersão de conteúdos subjetivos representados pelo imaginário infantil, configurando uma inter-relação de Campos de Experiências.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Vieira, Daniele Marques | Pandini, Silvia
Data
29 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92437 | 10.22456/2357-9854.92437
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92437/54602 | /*ref*/BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008. | /*ref*/BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. | /*ref*/BARTHES, Roland. A câmara clara. Arte e Comunicação, Lisboa: ed. 70,1980. | /*ref*/BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. | /*ref*/BRASIL. Diretrizes Curriculares, Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 5, 17 de dezembro de 2009. | /*ref*/DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Editora UFSC, 2012, p. 65 a 89. | /*ref*/OLIVEIRA, Zilma M. R. de. Campos de Experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018. | /*ref*/RICHTER, Sandra. Traçar, riscar e rabiscar: experiência de desenhar na educação infantil. In: ACHE, Viviane; GALLINA, Simone F. da S.; WESCHENFELDER, Noeli (Orgs.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Santa Maria: UFSM; Brasília: MEC, 2016. | /*ref*/VIEIRA, Daniele M. Imagens da experiência educativa de professores da educação infantil no espaço-ambiente do Proinfância. 2016. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 6, n. 3 (2019): Ensino de Artes Visuais na Infância | Revista GEARTE; v. 6, n. 3 (2019): Ensino de Artes Visuais na Infância | 2357-9854
Assuntos
Prácticas. Experiencia de Dibujar. Educación Infantil. | Educação; Artes Visuais | Práticas. Experiência de Desenhar. Educação Infantil.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion