-
Practices of care and cultivation of attention with children||Práticas de cuidado e cultivo da atenção com crianças
- Voltar
Metadados
Descrição
This study analyzes an experience carried out in Brazil in which children diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and relational problems, users of a Psychosocial Care Center for Children and Adolescents (CAPSi), participate in an atelier of literature reading. The proposal of “Oficina da Palavra” is to offer an alternative to the use of medicines as the central mode of treatment, through a collective and participative device of reading and care. The atelier was held as an intervention research based on the cartography method. It emphasizes the joint dimension of attention and the importance of building ecosystems in which attention to oneself and to others is cultivated. From an ecological perspective that goes beyond individualistic and naturalistic views of attention, care for attention problems emerges as a work of cultivating correspondence and joint, opened concentrated attention, involving the construction of favorable ecosystems.||Este estudo analisa uma experiência realizada no Brasil, na qual crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outros problemas relacionais, usuárias de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), participam de uma oficina de leitura de literatura. A proposta da Oficina da Palavra é oferecer uma alternativa ao uso da medicação como modo central de tratamento, por meio de um dispositivo grupal e participativo de leitura e também de cuidado. A oficina foi realizada como uma pesquisa-intervenção baseada no método da cartografia. Através da proposição de um dispositivo grupal de cuidado, dá-se relevo à dimensão conjunta da atenção e a importância de construir ecossistemas atencionais nos quais a atenção a si e aos outros é cultivada. A partir de uma perspectiva ecológica que ultrapassa o viés individualista e naturalista da atenção, o cuidado dos problemas atencionais surge como um trabalho de cultivo de correspondência e atenção conjunta concentrada e aberta, envolvendo a construção de ecossistemas atencionais favoráveis.
ISSN
1984-3178
Periódico
Autor
Caliman, Luciana Vieira | César, Janaína Mariano | Kastrup, Virgínia
Data
1 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17887 | 10.5965/198431781642020166
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Luciana Vieira Caliman, Janaína Mariano César, Virgínia Kastrup | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Revista Educação, Artes e Inclusão; v. 16 n. 4 (2020): Revista Educação, Artes e Inclusão; 166-195 | 1984-3178 | 10.5965/198431781642020
Assuntos
atenção | cuidado | crianças | ecologia da atenção. | cuidado de crianças na saúde mental
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion