-
Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of this paper is to reflect on pedagogical practice, linked to educational principles. It is supposed that teaching mathematics, from the perspective of complexity, may collaborate for the promotion of autonomy, citizenship, and social justice. The theoretical framework is based on two axes: education for citizenship, as an educational process for life; mathematics education, as education for life. The goal of reflection is the pedagogical practice in mathematics of a teacher, in her 7th-grade class, in a public school in the city of Curitiba. The perspective of reflection is based on ideas of complexity and transdisciplinarity. Creativity is the articulating element. To accomplish that, activities were extracted from the 7th-grade teacher, which were developed and analyzed by the teacher herself. The activities are based on the teacher's creativity and perspicacity, and from creation to classroom development. From the student’s perspective, the analyzes considered repercussions on the mathematical and educational learning, on the understanding of the world, from a planetary perspective. It concludes with the defense that the conceptual learning of curricular contents and the educational training constitute a binomial in which one signifies the other. Both are pertinent to a creative and transformative school.||O objetivo deste artigo é refletir sobre a prática pedagógica, vinculada a princípios educativos. Tem-se como pressuposto que a docência em matemática, em uma perspectiva de complexidade, pode colaborar para a promoção da autonomia, da cidadania e da justiça social. A abordagem teórica está assentada em dois eixos: educação para a cidadania, como processo educativo para a vida; educação matemática, como educação para a vida. O objeto de reflexão é a prática pedagógica em matemática de uma professora, em sua turma de 7ª ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Curitiba. A perspectiva da reflexão está assentada em ideias da complexidade e da transdisciplinaridade. A criatividade é o elemento articulador. Para tal, foram extraídas atividades por ela desenvolvidas e analisadas, sob o ponto de vista da criatividade didática e da perspicácia da docente, da criação ao desenvolvimento em sala de aula. Sob o ponto de vista dos alunos, foram analisadas as repercussões na aprendizagem matemática e educativa, na compreensão do mundo, em perspectiva planetária. Conclui-se com a defesa de que a aprendizagem conceitual de conteúdos curriculares e a formação educativa constituem um binômio em que uma significa a outra, que por sua vez, são pertinentes para uma escola criativa e transformadora.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Guérios, Ettiène
Data
19 de janeiro de 2021
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 32 n. 1 (2021): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social; 100-117 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion