-
Práticas formativas na educação profissional: a emergência de uma didática específica?||Formative practices in professional education: the emergency of a specific didactics?||Prácticas formativas em la educación professional: ¿lá emergência de una didáctica específica?
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho tem por objeto a discussão acerca da existência de uma didática específica para a Educação Profissional e seu propósito central foi identificar como autores referenciais dessa área, dentre eles Kuenzer (1998, 2010), Machado (2008, 2010), Ramos (2011, 2014), Barato (2004, 2008), Araujo (2008, 2010) Gruber, Allain; Wollinger (2017) e Wollinger; Allain; Gruber, (2017) compreendem essa temática. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, analisando os trabalhos dos autores na tentativa de responder a seguinte indagação: Como os autores referenciais da área apresentam a discussão acerca da didática para a educação profissional e como têm caracterizado as práticas formativas que nela são desenvolvidas em suas produções acadêmicas? Os resultados indicam que, como expresso na primeira seção, as categorias gerais da didática, como as finalidades, os conteúdos, a metodologia e a avaliação são objetos de análise nos trabalhos, porém, embora se advogue a necessidade da elaboração de uma didática própria, posição defendida por autores analisados na segunda seção do trabalho, a educação profissional não conta com conhecimentos suficientes sobre os processos de produção e de aprendizagem dos saberes técnicos, especialmente dos processos operacionais, que subsidiem a formulação de proposições para elaboração dessa didática específica.||This paper aims to discuss the existence of a specific didactics for Professional Education and its main purpose was to identify how reference authors of this area, among them Kuenzer (1998, 2010), Machado (2008, 2010), Ramos (2011, 2014), Cheap (2004, 2008), Araujo (2008, 2010) Gruber, Allain; Wollinger (2017) and Wollinger; Allain; Gruber, (2017) understand this theme. The methodological approach was guided by qualitative research of the bibliographic type, analyzing the works of the authors in an attempt to answer the following question: How the referential authors of the area present the discussion about the didactics for professional education and how they have characterized the formative practices that in it are developed in your academic productions? The results indicate that, as expressed in the first section, the general categories of didactics, such as the purposes, the contents, the methodology and the evaluation are objects of analysis in the works. However, although the need for the elaboration of its own didactics is advocated, position defended by authors analyzed in the second section of the paper, vocational education does not have sufficient knowledge about the processes of production and learning of technical knowledge, especially the operational processes, which support the formulation of propositions for the elaboration of this specific didactics.||Este documento tiene como objetivo discutir la existencia de una didáctica específica para la Educación Profesional. Su objetivo principal es identificar cómo autores de referencia de esta área, entre ellos Kuenzer (1998, 2010), Machado (2008, 2010), Ramos (2011, 2014), Barato (2004, 2008), Araujo (2008, 2010) Gruber, Allain; Wollinger (2017) y Wollinger; Allain Gruber, (2017) entienden este tema. El enfoque metodológico fue guiado por la metodología cualitativa del tipo bibliográfico, analizando los trabajos de los autores e intentando responder la siguiente pregunta: ¿Cómo los autores-referencia del área presentan la discusión sobre las didácticas para la educación profesional y cómo han caracterizado estas prácticas formativas en sus producciones académicas? Los resultados indican que, como se expresó en la primera sección, las categorías generales de didáctica, como los propósitos, los contenidos, la metodología y la evaluación son objetos de análisis en los trabajos. Sin embargo, aunque se aboga por la necesidad de elaborar sus propias didácticas, posición defendida por los autores analizados en la segunda sección del artículo, la educación profesional no desarrolla conocimientos suficientes sobre los procesos de producción y aprendizaje de saberes técnicos, especialmente los procesos operativos, que apoyan la formulación de propuestas para la elaboración de esta didáctica específica.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Vieira, Marilandi Maria Mascarello | Araújo, Maria Cristina Pansera de | Vieira, Josimar de Aparecido
Data
1 de fevereiro de 2020
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10581 | 10.5335/rep.v27i1.10581
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Marilandi Maria Mascarello Vieira, Maria Cristina Pansera de Araújo, Josimar de Aparecido Vieira | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 1 (2020): PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 186-202 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares