Descrição
This investigation presents a project to map acting formation technical work developed by Varasanta, a Colombian theatrical group, with the objective of creating a system of actor preparation. The project is structured following three basic lines: theoretical, historical, and practical. The project is also fundamentally based on a methodology of participant observation and on the presumptions that underlie the work of Cepeca (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, da ECA-USP). Aiming at making explicit the work principles and to evaluate the efficiency of the training system that will be developed for young actor formation, the creation of a Scenic Exercise, a Technical Demonstration, and a control-group course are planned. At the end of the investigation, and in addition to this thesis, the scenic result obtained during the entire process will be presented. ||Proyecto para desarrollar un entrenamiento de actores a partir de un estudio del trabajo realizado por el grupo de teatro colombiano, Varasanta. El proyecto intenta aplicar este trabajo de formación de actores al contexto universitario en Brasil y se basa en tres ejes: histórico, teórico y práctico. La metodología que sigue la investigación se basa fundamentalmente en la observación participante y en los supuestos del trabajo del Cepeca (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, de ECA-USP). Para demostrar los principios del trabajo y evaluar la eficiencia del entrenamiento propuesto, se desarrollará una muestra técnica, la creación de un ejercicio escénico y la realización de un curso (simulando una disciplina del pregrado), el cual se ejecutará con un grupo de control formado por estudiantes de teatro del programa universitario. Al finalizar la investigación, más allá de la tesis, serán presentados los resultados escénicos y metodológicos obtenidos durante el proceso.||Projeto para o desenvolvimento de um treinamento de atores, a partir do mapeamento do trabalho de formação desenvolvido pelo grupo de teatro colombiano Varasanta, com o intuito de aplicá-lo ao contexto de formação de atores universitários no Brasil. O projeto está estruturado em três eixos: histórico, teórico e prático; e baseado, fundamentalmente, na metodologia da observação participante e nos pressupostos de trabalho do Cepeca (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, da ECA-USP). Para evidenciar os princípios do trabalho e avaliar a eficiência do treinamento que será proposto, estão previstos o desenvolvimento de uma Demonstração Técnica, a criação de um Exercício Cênico e a realização de um Curso (nos moldes de uma disciplina de graduação), que será ministrado a um grupo de controle formado por estudantes de teatro em formação universitária. Ao final da pesquisa, além da tese, serão apresentados os resultados cênicos e metodológicos obtidos durante o processo.