Descrição
A preservação e o restauro de obras de arte de períodos recentes em espaços públicos conformam o tema da pesquisa, que tem como objetos as obras de Mary Vieira no Brasil localizadas em Belo Horizonte, Brasília, Poços de Caldas e São Paulo (Monovolume: liberdade em equilíbrio; Polivolume: ponto de encontro; Boate Azul e Polivolume: conexão-livre, respectivamente). O restauro, como ato de cultura, deve ser calcado em reflexões teórico-conceituais que balizam intervenções técnico-operacionais, sempre guiadas pela própria obra a ser restaurada. A dissertação apresenta, pois, uma investigação da produção da artista, com especial atenção à sua contribuição para se pensar o espaço público; bem como uma revisão dos aportes teóricos disponíveis no campo da restauração, sobretudo no que diz respeito às novas problemáticas colocadas pelas produções moderna e contemporânea. Com o objetivo de registrar o estado atual de conservação das obras citadas e refletir sobre possíveis intervenções, a pesquisa busca evidenciar a existência de uma unidade metodológica, que pode conduzir trabalhos em obras de arte e arquitetura, antigas e recentes.