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Produções culturais surdas no You Tube: estratégias de negociação e consumo de identidades
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Metadados
Descrição
Esta pesquisa propõe discutir produções culturais surdas a partir do espaço midiático You Tube, tomando tal contexto como um lugar de ensino, de demarcação cultural e de constituição de identidades. A cultura, na perspectiva à qual essa pesquisa se ampara, está atravessada pelo processo discursivo e começa a ser estudada dentro de sua complexidade social, situada em uma arena de conflitos gerados pela busca de significação, que, portanto, fazem parte dos jogos das relações de poder/saber. Busca-se, diante do discurso da diferença, investigar as estratégias de produção de sujeitos surdos na contemporaneidade, tomando os vídeos postados no You Tube e aqui analisados como dispositivos de produção. Foram escolhidos quatro vídeos inseridos em duas categorias analíticas, selecionadas com base em uma planilha catalogada que permitiu a visualização gráfica dos índices de produções culturais surdas, destacando os assuntos humor e educação. No campo humorístico, esses significados são colocados em circulação, produzindo representações que operam na lógica contemporânea, usando a comédia como estratégia para constituir outras identidades surdas, não menos culturais, mas talvez sobre outras verdades. No campo educacional, esses vídeos situam o sistema de ensino inclusivo como uma ameaça à constituição do sujeito cultural surdo. Esses tensionamentos ainda fazem sentido nestes tempos em que a inclusão toma o palco das discussões políticas educacionais na contemporaneidade. Fundamentada no campo dos Estudos Culturais em Educação, a pesquisa toma os empreendimentos metodológicos a partir de uma postura de suspeita, evitando os métodos prontos e permitindo direcionamentos maleáveis. Palavras-chave: produção cultural surda, negociação, consumo.
ISSN
2238-1279
Autor
Daiane Pinheiro; Universidade Federal de Santa Maria | Márcia Lise Lunardi-Lazzarin; Universidade Federal de Santa Maria
Data
21 de dezembro de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 10, No 21 (2013); 121-153
Tipo
Avaliado por Pares