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Programa Mais Educação/Mais Escola e os saberes diferenciados: avanços e desafios nas práticas educativas
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Metadados
Descrição
Este trabalho teve por objetivo analisar como estão sendo desenvolvidos os saberes diferenciados nas práticas educativas da Escola Municipal Visconde de Itaboraí, em Duque de Caxias, a partir da implementação do Programa Mais Educação/Mais Escola. Para tal, realizou-se um estudo de caso. No trabalho de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação e pesquisas em registros. A análise dos dados foi a de Bardin (análise de conteúdo). O referencial teórico partiu do estudo de publicações normativas do Programa Mais Educação. Depois, relatou-se o estudo de caso, apresentando a escola estudada e os saberes diferenciados nas práticas educativas do turno e contraturno. Os resultados foram discutidos a partir da epistemologia dos saberes docentes de Tardif. Em síntese, verificou-se que, embora os saberes diferenciados tenham sido explorados nas práticas educativas do contraturno escolar, esses saberes ainda não são trabalhados de forma significativa no turno regular de ensino, havendo necessidade de esse trabalho ser respaldado no projeto pedagógico e, também, de existirem cursos de formação continuada para os professores e monitores. Como avanços, destaca-se o trabalho nas turmas de tempo integral com os saberes diferenciados. Nesse sentido, o ganho desses conteúdos e valores é incomensurável para a afirmação da cultura dos direitos humanos e para promoção da cultura da paz. Como desafios, ressalta-se, primeiramente, a limitação do Programa em não atender todos os alunos matriculados na escola. Outro desafio está relacionado ao receio em abordar alguns assuntos sobre promoção da equidade étnico-racial, religiosa, cultural, na orientação sexual e no gênero.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES
Autor
Sheila Cristina Monteiro Matos; Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Data
18 de abril de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 30 (2016); 348-367
Tipo
Avaliado por Pares