Descrição
Devido ao crescente uso dos mais diversos aparatos tecnológicos na sociedade atual e às possibilidades que estes podem trazer para a educação, este artigo traz uma reflexão acerca dos desdobramentos da informática no contexto da educação brasileira e, mais especificamente, sobre como criar condições para que o conhecimento possa ser construído pelas crianças por meio da programação de computadores. Esta pesquisa apresenta um referencial teórico sobre o construcionismo, que busca possibilitar ao estudante desenvolver meios de aprendizagem que valorizem a sua construção mental, libertando seu pensamento criativo apoiado em suas próprias percepções de mundo, que, em última análise, pode servir a qualquer situação de aprendizagem futura. Por fim, apresenta alguns resultados de desdobramentos do ato de programar por alunos da educação básica.||Due to the increasing use of the most diverse technological apparatuses in the current society and the possibilities that these can contribute to the education, this article brings a reflection on the unfolding of informatics in the context of the Brazilian education and, more specifically, on how to create conditions for knowledge be built by children through computer programming. This research made use of the theoretical framework of Construccionism, which seeks to enable students to develop learning resources that enhance their mental construction, releasing their creative thinking based on their own perceptions of the world that can ultimately serve any future learning situation. Finally, it presents some results of the unfolding act of programming by students of Basic Education.