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Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
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Metadados
Descrição
Em um mundo profundamente transformado pelas tecnologias de informática e conexão, o software assume papel estratégico de desenvolvimento humano e social. Neste sentido, ganha força a percepção de que é fundamental ao cidadão contemporâneo desenvolver habilidades de desenvolvimento de software e começam a se popularizar iniciativas que vão nesta direção. Este estudo tem como objetivo, a partir de aportes teórico-pedagógicos e da pesquisa de campo, analisar a forma como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem expostos por Juan Ignacio Pozo em sua obra Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. O Projeto Escola de Hackers, em atividade desde 2014, atende estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo/RS, cidade brasileira de médio porte. Consiste em um conjunto de ações que oportunizam o aprendizado de técnicas e habilidades de programação a estudantes do ensino fundamental através do software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Este artigo é fruto do acompanhamento das atividades do projeto em uma das escolas participantes do projeto durante o ano de 2014. Após a análise dos dados coletados, foi possível verificar que o fator de maior influência na aprendizagem da programação para o grupo de estudo foi a motivação.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Batistela, Fernanda | Teixeira, Adriano Canabarro
Data
16 de julho de 2018
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129 | 10.20396/etd.v20i3.8646129
Idioma
Relação
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/18294 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19769 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19770 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19771 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19772 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19773 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19774 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/19775 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20261 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20262 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20263 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20264 | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129/20265
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861 | ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 844-861 | 1676-2592
Assuntos
Conhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea. | Conhecimentos de informática | Programação de computador | Tecnologia educacional | Recursos educacionais | Cultura contemporânea.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Pesquisa qualitativa