Descrição
Este artigo tem por objetivo apresentar interlocuções e articulações construídas a partir do projeto 'Adolescência por Adolescentes' e dos conceitos, compreensões e práticas da Psicologia Escolar adquiridos em disciplina de graduação de mesmo nome. O projeto consiste na realização de oficinas sociodramáticas com alunos do ensino médio da rede pública para discussão da adolescência a partir da perspectiva dos próprios adolescentes e proposição de um espaço de reflexão e crítica. Fundamenta-se no sociodrama moreniano, na extensão universitária freiriana e na perspectiva social, histórica e cultural do desenvolvimento humano com foco na adolescência. Os conhecimentos da Psicologia Escolar enriqueceram a prática da atividade de ensino, pesquisa e extensão que, por sua vez, proporcionou uma apropriação e ressignificação dos conhecimentos construídos na disciplina. Na realização do projeto pode-se compreender a circulação de significados e sentidos sobre a realidade escolar por vários dos atores daquela instituição. E ainda, constatou-se a necessidade de intervenção por um psicólogo escolar junto aos agentes educativos tendo em vista a melhoria da relação professores-alunos-gestores.