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Projetos de trabalho na educação: para quê? Para quem?
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Metadados
Descrição
Com o objetivo de suprir uma ou mais necessidades que o currículo (formado por disciplinas de humanidades, ciências biológicas e exatas) não alcança, educadores buscam por novas metodologias de ensino. A insuficiência provocada pelos conteúdos dos currículos normalmente utilizados pode gerar reflexões entre os atores da comunidade educacional – professores, gestores e alunos –, em busca de estratégias que aproximem o alcance dos objetivos desejados por esses com o currículo utilizado pela escola. Dessa aproximação podem surgir novas alternativas de práticas de ensino e de aprendizagem que se diferenciam da aula tradicional (fracionada em matérias com determinadas cargas horárias), sendo os projetos de trabalho uma dessas possibilidades. Entretanto, os projetos de trabalho não são simplesmente o ato de propor e ensinar algo não considerado “tradicional” ou de utilizar uma proposta inovadora de ensino pronta e acabada. Neste artigo fazemos uma revisão bibliográfica acerca da utilização de projetos como uma forma de ensino e aprendizagem alternativa ao currículo escolar considerado “tradicional”. Para isto, na introdução, arrolamos algumas concepções sobre a formação do currículo, para, em seguida, conceituarmos o que são os projetos de trabalho a partir dos autores espanhóis Hernández e Ventura, e dos brasileiros Oliveira, Moura e Barbosa. Também apresentamos um breve histórico acerca dos projetos de trabalho, indicações de como prepará-los e organizá-los e alguns apontamentos sobre o que não pode ser considerado um projeto de trabalho.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Autor
Maria Cristina Floriano Bigeli; Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP de Marília
Data
19 de maio de 2015
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 12, No 27 (2015); 320-340
Tipo
Avaliado por Pares