Descrição
The main goal of this work is presenting the results of the use of an evaluation proposal tool that takes into account the capacities and potentialities of people with disabilities at school. The research was conducted in 2017 and four people were evaluated: Léo, a student with cerebral palsy (CP); Alex, a student with multi-sensory impairment (MSI); Ana, a student with Down Syndrome (DS); Lia, a deaf student. All of them are students at a municipal school in Belém, Pará, Brazil. The research problem is the following: How can we evaluate students considering multiple languages? The data analysis reaveled that the evaluation and and multiple language actions can be useful for the curriculum elaboration and for the individual program of people with disabilities in school and in classroom, overcoming the traditional literacy pedagogy that considers only the alphabetial writing in school daily life.||O objetivo principal deste trabalho é apresentar os resultados do uso de um instrumento de avaliação que considere as capacidades e potencialidades de pessoas com deficiência na escola. A pesquisa foi construída no ano de 2017 a partir da avaliação de quatro pessoas com deficiência na escola, sendo: um com paralisia cerebral (PC) denominado Léo; um com múltipla deficiência sensorial-visual (MDVI) denominado Alex; uma com deficiência intelectual (DI) - síndrome de Down denominada Ana; uma com surdez (S) denominada Lia. As quatros pessoas são estudantes de uma escola da rede municipal pública de Belém-Pará. O problema de pesquisa é: como avaliar pessoas com deficiência na escola considerando as Múltiplas Linguagens? A análise dos dados revelou que a avaliação e as propostas de linguagens podem ser bastante úteis para a elaboração do currículo e para o programa individual de pessoas com deficiência na escola e em sala de aula, superando a pedagogia da alfabetização tradicional e conservadora que considera apenas a escrita alfabética no cotidiano escolar.