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Que podem corpos, gêneros e sexualidades nas pesquisas com formação de professores?
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Metadados
Descrição
O artigo em tela se inspira na relevância das temáticas de corpos, gêneros e sexualidades para a formação de professores e professoras. Tem como objetivo evidenciar a interseção dessas temáticas a nível de pós-graduação através do levantamento bibliográfico de um conjunto de textos apresentados nas reuniões anuais da ANPED, compreendendo o período entre 1994 e 2015. As 33 produções que de alguma forma conectam essas temáticas foram identificadas e interpretadas através de elementos da análise de conteúdo. A partir de um referencial teórico pós-estruturalista, os trabalhos oriundos desse levantamento bibliográfico assumem a imagem de personagens-texto de uma obra que evoca a trinca corpos-gêneros-sexualidades na formação docente. Os resultados são apresentados evidenciando o que tem sido dito, não dito e o que ainda há por dizer sobre as temáticas na formação de professores e professoras a partir dessas personagens-texto. Destaca-se a presença expressiva de trabalhos relacionados à área da Pedagogia — contrapondo as frequentes afirmações de que a área de Ciências concentra a totalidade dessas discussões —, bem como a revelação de vinculações isoladas da formação docente com cada um dos três eixos que compõem a trinca corpos-gêneros-sexualidades. Conclui-se que nenhum dos trabalhos mapeados dialogaram concomitantemente com as três temáticas em conjunto e a formação de professores e professoras, representando uma lacuna em termos heurísticos e formativos.
Palavras-chave: Formação de professores. Corpo. Gênero. Sexualidade.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES, CNPq
Autor
Evanilson Gurgel; UFBA | Marlécio Maknamara; UFBA
Data
31 de janeiro de 2020
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 17, No 47 (2020); 372-395