Descrição
A compreensão do comportamento do consumidor e dos processos decisórios envolvidos nas suas escolhas é um tema que vem sendo discutido com grande profundidade nas últimas décadas. A identificação das variáveis que podem ser atribuídas para caracterizar um nicho de mercado demanda estudos específicos para cada categoria de produtos ou serviços. A abordagem do consumo sustentável e o entendimento do seu público-alvo ainda vêm se apresentando de forma intrincada. Através de uma revisão de literatura sobre os temas consumo sustentável e capital cultural, esse artigo busca demonstrar uma possível correlação entre a opção pelo consumo sustentável e o nível de capital cultural dos consumidores.Palavras-chave: comportamento do consumidor, sustentabilidade, consumo sustentável, capital cultural.||The understanding of the consumer behavior and the decision-making processes involved in their choices is a theme that has been discussed in great depth in recent decades. The identification of variables that can be attributed to characterize a niche market demands specific studies for each category of goods or services. The approach to sustainable consumption and the understanding of its target audience are still intricate questions. Through a literature review on sustainable consumption issues and cultural capital, this article seeks to demonstrate a possible correlation between the option for sustainable consumption and the level of cultural capital of consumers.Key words: consumer behavior, sustainability, sustainable consumption, cultural capital.