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Questões urbanas e a agenda formativa da educação patrimonial
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Metadados
Descrição
O artigo analisa a agenda formativa da educação patrimonial diante da hipótese da “desontologização” do conceito de cidade, esta interpretada como entidade polimórfica, variável e dinâmica. Apresenta-se um diagnóstico sobre as dimensões da condição urbana vigente na América Latina, caracterizada a partir da heterogeneidade e das contradições alusivas aos projetos de modernização vigentes na região, dos processos de empobrecimento econômico presentes em nossos tecidos urbanos, da redefinição semântica das expressões da cidadania e de seu direcionamento à questão do reconhecimento cultural. Em termos teórico-metodológicos, argumenta-se sobre os diversos processos que constituem as cidades, tanto aqueles que reproduzem ou prolongam determinados traços, quanto outros que produzem mudanças ou transformações. Para a análise, a partir da definição de educação patrimonial como intervenção política na vida coletiva, examina-se a inserção dessa educação no contexto das políticas públicas de uma cidade histórica brasileira e seu caráter formativo exercido na construção sociocultural do lugar.
Palavras-chave: Cidades Históricas. Educação Patrimonial. Políticas Públicas. Urbanismo.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CNPQ
Autor
Rodrigo Manoel Dias da Silva; Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Data
3 de outubro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 45 (2019); 392-411
Tipo
Avaliado por Pares