-
Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public University||Racismo e Educação: A Temática Étnico-Racial em Foco em uma Universidade Pública
- Voltar
Metadados
Descrição
O trabalho apresenta o relato de uma experiência realizada em uma universidade pública de São Paulo, na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. Tal experiência ocorreu por intermédio de um conjunto de atividades no âmbito de uma disciplina eletiva oferecida aos estudantes de vários cursos de um campus de humanidade, no segundo semestre de 2015. A metodologia utilizada consta de descrição de atividades promotoras de debates entre os alunos, além de depoimentos desses graduandos dos cursos de licenciatura em história, pedagogia, filosofia e ciências sociais. Os resultados indicam a importância de implementação de políticas públicas capazes de possibilitar o desenvolvimento de programas de formação inicial e continuada de professores voltadas para discussões da temática das relações étnico-raciais como um dos elementos chave na luta pela garantia de uma perspectiva antirracista na Educação Básica, tendo em vista que tal temática tem sido fator de grande interferência nas interações escolares com impacto direto na construção de uma escola mais justa e igualitária para negros e brancos.||The paper presents an account of an experiment conducted in a public university in the metropolitan area São Paulo, in the perspective of education for ethnic-racial relations. Such experience occurred through a set of activities within an elective offered to students of various courses of a campus of humanity, in the second half of 2015. The methodology consists of description and analysis of activities promoting debates among students, as well testimonials, reports and other works bygraduates of these degree courses in History, Language, Pedagogy, Philosophy and Social Sciences. The results indicate the importance of implementing public policies that enable the development of initial and continuing education programs targeted teachers for thematic discussions of ethnic and race relations as a key element in the struggle for ensuring anti-racist perspective in Basic Education in order that this issue has been a factor of great interference in school interactions with direct impact in building a more just and egalitarian school for blacks and whites.
ISSN
1984-5677
Periódico
Autor
Martins, Edna
Data
20 de agosto de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/7466 | 10.15210/interfaces.v16i2.7466
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Interfaces Brasil/Canadá
Fonte
Interfaces, Brasil/Canadá; v. 16, n. 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112 | Interfaces, Brésil/Canadá; v. 16, n. 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112 | Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; v. 16, n. 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112 | Interfaces Brasil/Canadá; v. 16, n. 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112 | 1984-5677 | 1519-0994 | 10.15210/interfaces.v16i2
Assuntos
Education of ethnic-racial relations; Initial training of teachers; Law 10.639; Racism; Public policy | Educação | Educação das relações étnico-raciais; Formação inicial de professores; Lei 10.639. Racismo; Políticas Públicas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion