-
(RE) PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA – A ÁFRICA NO CENTRO DO DEBATE
- Voltar
Metadados
Descrição
DOI: 10.12957/polemica.2015.19351___________________________________Há um debate que tem tomado conta da academia em torno da problemática resultante da dicotomia entre ensino e pesquisa no campo da história, que leva a uma falsa ideia de que o historiador de ofício não teria relação com o professor de história, que a prática docente no universo da educação básica não manteria em última instância uma relação de reciprocidade com o trabalho de pesquisa desenvolvido na academia. Diante desse debate, este artigo busca um diálogo possível entre o ofício do historiador que passa pela produção e reflexão teórica e a prática docente, entendemos que estas não se constituem em questões dissociáveis, considerando inclusive, que o diálogo que leva a produção de conhecimento nos níveis mais básicos de ensino resultam de um constante diálogo com as pesquisas realizadas no mundo acadêmico, constituindo-se em relatos sistematizados das experiências humanas que deve enriquecer a relação entre professor e educando nas experiências com o conhecimento historicamente produzido. O ensino de história na educação básica, não passa pela formação de pequenos historiadores, não se trata de ensinar teoria histórica para este nível de ensino, trata-se tão somente de compreender que na prática de ensino a pesquisa histórica deve fazer parte do cotidiano do professor. O trajeto metodológico proposto pelo artigo deve possibilitar compreender que a História da África é resultante de um trabalho de pesquisa história que se desdobra em ensino de História, cuja disseminação tem o propósito de permitir o melhor conhecimento daquele continente, que traduz a ampliação do conhecimento acerca de nós mesmos, de nossa própria História. Palavras-chave: Ofício. Historiador. Professor. História da África. (RE) THINKING THE HISTORY OF EDUCATION - AFRICA IN DEBATE CENTER Abstract: There is a debate that has taken hold of academia around the resulting issue of dichotomy between teaching and research in the field of history, which leads to a misconception that the office of historian would have nothing to do with the history teacher, the teaching practice in the world of basic education would not keep ultimately a reciprocal relationship with the research work in the gym. Given this debate, this article seeks a possible dialogue between the office of the historian who goes through the production and theoretical reflection and teaching practice, we understand that these do not constitute severable issues, also considering that the dialogue that leads to the production of knowledge in lower levels of education result from a constant dialogue with the research conducted in the academic world, constituting a systematic reports of human experience that should enrich the relationship between teacher and student in the experiments with the knowledge historically produced. The history of education in basic education, does not go through formation of small historians, it is not to teach historical theory to this level, it is so only to realize that in teaching practice historical research should be part of everyday teacher. The methodological path proposed by the Article should make it possible to understand that African history is the result of a research paper story that unfolds in teaching History, whose dissemination is intended to allow better knowledge of that continent, which reflects the expansion of knowledge about of ourselves, of our own history. Keywords: Office. Historian. Teacher. History of Africa.
ISSN
1676-0727
Periódico
Autor
de Oliveira Feitosa, Beatriz dos Santos
Data
28 de outubro de 2015
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/19351 | 10.12957/polemica.2015.19351
Idioma
Fonte
POLÊM!CA; v. 15, n. 3 (2015); 010-033 | 1676-0727
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion