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Reading in the brain: processes at the word and sentence levels||Leitura no cérebro: processos no nível da palavra e da sentença
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Metadados
Descrição
This article presents a literature review on reading in the brain with a focus on the comprehension of words and sentences. It is part of Bailer’s thesis (b), which aimed at investigating the brains of Brazilian Portuguese monolinguals and Brazilian-Portuguese and English bilinguals and their neuroanatomical response to the processing of written sentences. In this article, empirical behavioral and neuroimaging studies on reading processes at the word and sentence levels are presented, as well as the reading models by Kintsch and van Dijk, van Dijk and Kintsch, and Gagné, Yekovich and Yekovich that describe the whole reading process, from words to discourse. In addition, we discuss the role of individual differences, especially working memory capacity in reading comprehension. The objective is to describe what happens in the reader’s mind as s/he understands words, sentences, paragraphs and builds significant representations of texts and also to locate the reader in relation to the components that the Bailer’s study (b) dealt with.||Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre leitura no cérebro com foco na compreensão de palavras e frases. Trata-se de um recorte da tese de Bailer (b), que objetivou investigar cérebros de monolíngues do português-brasileiro e bilíngues do par linguístico português-brasileiro e inglês e sua resposta neuroanatômica ao processamento de frases escritas. Neste artigo, estudos empíricos comportamentais e de neuroimagem sobre os processos de leitura no nível da palavra e no nível da sentença são apresentados, bem como os modelos de leitura de Kintsch e van Dijk, de van Dijk e Kintsch, e de Gagné, Yekovich e Yekovich que retratam o processo de leitura no todo, das palavras ao discurso. Também, discutimos o papel das diferenças individuais, especialmente da capacidade de memória de trabalho na compreensão de leitura. O objetivo é descrever o que acontece na mente do leitor à medida que ele entende palavras, sentenças, parágrafos e constrói representações significativas de textos e também localizar o leitor com relação aos componentes que o estudo de Bailer (b) lidou.
ISSN
2175-7968
Periódico
Autor
Bailer, Cyntia | Tomitch, Lêda Maria Braga
Data
7 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/78430 | 10.5007/2175-7968.2020v40nesp2p149
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Cadernos de Tradução | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Cadernos de Tradução; Vol. 40 No. esp2 (2020): Reading, Translation and Cognition; 149-184 | Cadernos de Tradução; Vol. 40 Núm. esp2 (2020): Leitura, Tradução e Cognição; 149-184 | Cadernos de Tradução; v. 40 n. esp2 (2020): Leitura, Tradução e Cognição; 149-184 | 2175-7968 | 1414-526X
Assuntos
Reading | Brain | Reading Models | Working Memory Capacity | Leitura | Cérebro | Modelos de Leitura | Capacidade de Memória de Trabalho
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion