Descrição
Com a primeira publicação em 1985, Na sala de aula é um volume que reúne uma coleção de seis ensaios sobre momentos distintos do desenvolvimento da poesia luso-brasileira sob a escrita de Antonio Candido. Quando o crítico se volta para a apreciação da poesia algo de seus escritos anteriores repercute no seu desempenho, a considerar que teoria e historiografia literárias se fazem modalidades discursivas que constituem o seu ofício. Tomando o último capítulo do volume, no qual a obra de Murilo Mendes é apreciada, intenta-se demonstrar a estratégia de leitura utilizada pelo crítico em larga escala, ainda que restrita à ilustração de um único poema.||Published first in 1985, Na sala de aula is a volume which brings together a collection of six essays about different moments of Luso-Brazilian poetry development in the writing of Antonio Candido. When the critic turns to poetry appreciation something from his previous writings reflects on his performance, consider that literary theory and historiography can be made discursive modalities that constitute his Office. Taking the last chapter of volume, in which the work of Murilo Mendes is addressed, it is intended to demonstrate the reading strategy used by critic on a large scale, even if restricted to the illustration of a single poem.