Descrição
In this paper, the objective is to establish relationships between reading texts in written language and reading musical staff, establishing convergences and divergences and starting a debate divided between those who take this act by deciphering and those who take it as an intelligent process about creating senses. The text is aligned with the second group, especially from the contemporary conceptions of music education and the conceptions of art as the only symbolic form capable of making explicit the human feelings in their totality. We have preliminary conclusions that the theoretical approximation of the two acts of reading can provide other perspectives for the teaching-learning process of musical reading.||No presente artigo, objetiva-se estabelecer relações entre o ato de leitura de textos na linguagem escrita e a leitura de partituras musicais, estabelecendo convergências e divergências e inserindo-se num debate dividido entre os que tomam esse ato por decifração e os que o tomam como um processo inteligente de criação de sentidos. O texto alinha-se ao segundo grupo, sobretudo a partir das contemporâneas concepções de educação musical e das concepções de arte como única forma simbólica capaz de explicitar os sentimentos humanos em sua totalidade. Chega-se a conclusões preliminares de que a aproximação teórica dos dois atos de ler pode proporcionar outras perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem da leitura musical.