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Redes sociais em contextos escolares: convergências e divergências quanto ao conceito e uso
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Metadados
Descrição
With the intensification of access to digital channels and the acquisition of mobile devices by all segments of society, mass communication channels have become part of contemporary daily life. The article presents results from the first stage of longitudinal research that aims to understand the use of information, communication and expression technologies (TICE) in public school spaces. The objective is to present teachers 'and students' perceptions about Social Communication Networks as a pedagogical medium that supports study strategies in the organization of teaching and student work. With a qualitative approach and data collected through bibliographic review and application of semi-structured questionnaires, it presents reflections arising from research executed in a High School Center in the State of Tocantins, delimiting teachers and students as research subjects. The studies indicate that the transformations that occur in multimodal times-spaces of human formation, especially the school space, present different postures in the classroom and individual and collective actions expressed by the investigated subjects who sometimes converge and sometimes diverge their views regarding the possibilities pedagogical use of digital communication channels. Conclusively, there are divergences in the pedagogical perception on the use of social networks in school contexts.||Com a intensificação do acesso às vias digitais e a aquisição dos artefatos tecnológicos móveis por todos os segmentos da sociedade, os canais de comunicação em massa passaram a fazer parte do cotidiano
contemporâneo. O artigo apresenta resultados da primeira etapa de pesquisa longitudinal que visa a compreender a inserção das tecnologias da informação, comunicação e expressão (TICE) em espaços
escolares públicos. O objetivo é apresentar percepções de docentes e discentes acerca das Redes Sociais de Comunicação como um meio pedagógico auxiliador de estratégias de estudos na organização do trabalho docente e discente. Com abordagem qualitativa e dados coletados por meio de revisão bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturados, apresenta reflexões oriundas de investigação realizada em um Centro de Ensino Médio no Estado do Tocantins, delimitando como sujeitos da pesquisa docentes e discentes. Os estudos indicam que as transformações que ocorrem nos tempos-espaços multimodais de formação humana, em especial o espaço escolar, apresentam posturas diversas em sala de aula e ações individuais e coletivas expressas pelos sujeitos investigados que ora convergem e ora divergem seus olhares quanto às possibilidades do uso pedagógico das vias digitais de comunicação. Conclui-se que há divergências na percepção pedagógica do uso das redes sociais em contextos escolares.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Noleto da Silva, Angela | Custódio Ferreira Brito, Katia Cristina | Lagares, Rosilene
Data
16 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 31 n. 2 (2020): Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica; 28-40 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion