-
REFLECTIONS ON “PRACTICE” IN THE TEACHING OF MATHEMATICS: A HISTORICAL-CRITICAL PERSPECTIVE||REFLEXIONES SOBRE “PRÁCTICA” EN LA ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA||REFLEXÕES SOBRE “PRÁTICA” NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA
- Voltar
Metadados
Descrição
This study arose out of concerns surrounding the understanding of dichotomous arguments about 'practice' in the context of teaching and learning of mathematics: on one hand are those that reveal the pragmatic concept of mathematics education, and on the other, those that understand it from a historical-critical perspective. Thus, the study problem is: What is the interpretation of 'practice' of Historical and Critical Pedagogy? The objective is to analyze issues relating to the reference of 'practice', based on the assumptions of Historical and Critical Pedagogy. To this end, the research method is characterized through a literature review, adopting, as a theoretical basis, authors of Historical-Critical Pedagogy. The study argues that there cannot be a dichotomous coexistence of practice and theory. The indication that the appropriation of mathematical knowledge is practice/theory lies in its conceptual content, which enables students to adopt them as an element of analysis in situations that are presented both visually and in thought or mental activity.||El presente estudio es consecuencia de preocupaciones sobre la comprensión de argumentos dicotómicos sobre la práctica en el contexto de la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas: por un lado, los que revelan la concepción pragmática de la educación matemática y, por otra, aquellos que entienden en la perspectiva histórico-crítica. Sin embargo, el problema del estudio es: ¿Cuál es la interpretación de 'práctica' de la Pedagogía Histórico-Crítica? Como consecuencia, el objetivo es analizar cuestiones relativas a la alusión de la 'práctica', con base en los presupuestos de la Pedagogía Histórico-Crítica. Para ello, la investigación se caracteriza en la modalidad bibliográfica y adopta como base teórica a los autores de la Pedagogía Histórico-Crítica. El estudio trae argumentos de que no es posible una coexistencia dicotómica de práctica y teoría. El indicativo de que la apropiación de conocimiento matemático es práctico/ teórico está en su tenor conceptual que permite a los estudiantes a adoptarlos como elemento de análisis en situaciones que se presentan tanto visualmente como en pensamiento o actividad mental.||O presente estudo é decorrente de preocupações quanto à compreensão de argumentos dicotômicos sobre “prática” no contexto do ensino e aprendizagem de Matemática: por um lado, os que revelam a concepção pragmática de Educação Matemática e, por outro, aqueles que a entendem na perspectiva Histórico-Crítica. Nesse sentido, o problema de estudo é: Qual a interpretação de “prática” da Pedagogia Histórico-Crítica? Em decorrência, o objetivo é analisar questões relativas à alusão da “prática”, com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se na modalidade bibliográfica e adota como base teórica os autores da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo traz argumentos de que não é possível uma coexistência dicotômica de prática e teoria. O indicativo de que a apropriação de conhecimento matemático seja prática/teórica está no seu teor conceitual, que permite aos estudantes adotá-lo como elemento de análise em situações que se apresentam tanto visualmente quanto em pensamento ou na atividade mental.
ISSN
1984-7114
Periódico
Colaboradores
FAPESC - Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
Autor
Damazio, Ademir | Madeira, Silvana Citadin
Data
18 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/13432 | 10.14210/contrapontos.v19n1.p104-125
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista Contrapontos | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Contrapontos; v. 19, n. 1 (2019): CONTRAPONTOS; 104-125 | Revista Contrapontos; v. 19, n. 1 (2019): CONTRAPONTOS; 104-125 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Practice; Pedagogy Critical History; Mathematics | Práctica; Pedagogía Histórico-Crítica; Matemáticas | Ciência Humanas - Educação | Prática; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação Matemática
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion