Descrição
The article presents some reflections on the founding narrative ofIracema, a virgem dos lábios de mel [Iracema, the honey lips virgin (Coimbra, 1979), a cinematographic adaptation of the literary work Iracema (Alencar, 1865). We consider Iracema as a mythical heroine and her history as a foundation narrative. We relate the Alencar’s novel to the biography of Pocahontas and the epic The Aeneid, by Virgil, focusing on characters Camila, Dido and Lavinia. From this survey, we investigated how José de Alencar’s foundation project was recreated in Iracema, a virgem dos lábios de mel.||Este artigo elabora algumas reflexões sobre a narrativa de fundação em Iracema, a virgem dos lábios de mel (Coimbra, 1979), adaptação cinematográfica da obra literária Iracema (Alencar, 1865). Ao relacionar o romance alencarino com a biografia de Pocahontas e a epopeia Eneida, de Virgilio, com enfoque nas personagens Camila, Dido e Lavínia, adotamos a perspectiva de que a personagem Iracema é uma heroína mítica e sua história uma narrativa de fundação. A partir deste levantamento, investigamos de que maneira o projeto de fundação de José de Alencar foi recriado em Iracema, a virgem dos lábios de mel.