-
Reflections on the relevance and need for decoloniality in the teaching of music in a contemporary border university||Reflexões acerca da relevância e necessidade da decolonialidade no ensino de música em uma universidade fronteiriça contemporânea
- Voltar
Metadados
Descrição
The article addresses the relevance of decolonial thinking in the dissemination of knowledge from a public and border university (Federal University of Mato Grosso – UFMT), and deepening the scope of music education, through dilemmas in the use of new approaches in academic life. The method used is the theoretical debate in dialogue with local reality data and the results point to a relatively open curriculum for extra-European matrices.||O artigo trata da relevância do pensamento decolonial na difusão do conhecimento a partir de uma universidade pública e fronteiriça (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT), aprofundando-se no âmbito do ensino musical, mediante dilemas na utilização de novas abordagens no cotidiano acadêmico. O método utilizado é o debate teórico em diálogo com dados da realidade local e os resultados apontam para um currículo relativamente aberto às matrizes extra-europeias.
ISSN
1984-4018
Periódico
Autor
Monteiro, Glaucos Luis Flores | Soares, Teresinha Rodrigues Prada
Data
16 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11063 | 10.30612/raido.v14i34.11063
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11063/5880 | /*ref*/AHARONIÁN, C. Introducción a la música. Montevidéu: Tacuabé, 2.ª edição corrigida e aumentada, 2002. | /*ref*/AHARONIÁN, C. Educación, Arte, Música. Montevidéu: Tacuabé, 2004. | /*ref*/ARAÚJO, S. O campo da etnomusicologia brasileira: formação, diálogos e comprometimento político In: LÜHNING Angela e TUGNY, Rosângela Pereira de (Orgs.) Etnomusicologia no Brasil. Salvador: UFBA, 2016. | /*ref*/BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. In: Revista Brasileira de Ciências Políticas, p. 89-117, 2013. | /*ref*/BEZERRA, S. S. Considerações acerca da teoria decolonial por meio de reflexões sobre a prática docente em língua inglesa. In: Raído, v. 13, n. 33, jul./dez. Ed. UFGD, 2019, 93-101. Fonte: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/download/9936/5441, 2019. | /*ref*/BLACKING, J. Música, cultura e experiência. Tradução de André-Kees de Moraes Schouten. Cadernos de campo. São Paulo, n. 16, p. 201-218, 2007. | /*ref*/BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. 2ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2011. | /*ref*/KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das letras, 2019. | /*ref*/LÜHNING A. & TUGNY, R. P. de (Orgs.) Etnomusicologia no Brasil. Salvador: UFBA, 2016. | /*ref*/MACHADO, M. F. Museu Rondon - Antropologia e Indigenismo na universidade da Selva. Cuiabá: Entrelinhas, 2009. | /*ref*/MIGNOLO, W. D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade In: MIGNOLO W. D., A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivaslatino-americanas (pp. 35-54). Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. | /*ref*/MIGNOLO, W. D. Desobediência epistêmica: A opção descolonial e o significado de Identidade em política. In: Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n. 34, 2008, 34 ed.: p. 287-324. | /*ref*/MIGNOLO, W. D. Colonialidade: O lado mais escuro da Modernidade. In: Rev. bras. Ci. Soc., v. 32, n. 94 - e329402, junho de 2017. | /*ref*/MONTEIRO, G. L. F. Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos de La Paz: Amálgama de Bambu. Dissertação de Mestrado. Universidade Fedeal de Mato Grosso. Cuiabá: PPG-ECCO/UFMT, 2019. | /*ref*/QUIJANO, A. Colonialidad y modernidad/racionalidad. In: Perú Indígena, pp. 11-20, 1992. | /*ref*/QUIJANO, A. ¡Que tal raza!. In: Revista del CESLA n.1 (pp. 192-200). 2000. Fonte: https://www.revistadelcesla.com/index.php/revistadelcesla/article/view/379/375. | /*ref*/QUIJANO, A. Colonialidad del poder y clasificación social. In: Cuestiones y horizontes: de la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder. Buenos Aires: CLACSO, 2014. | /*ref*/PRUDENCIO, Cergio. Hay que caminar sonando. La Paz: Artelibro, 2010. | /*ref*/PRUDENCIO, Cergio. Tengo mucho de indio biológico. la-razon.com. Editado por la-razon. 30 de dezembro de 2012. http://www.la-razon.com/index.php?_url=/suplementos/escape/Cergio-Prudencio-indio-biologico_0_1750625008.html. | /*ref*/RIVERA, S. C. Ch’ixinakax utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010. | /*ref*/SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo: A afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica. 2019. | /*ref*/SANTOS, B. & MENESES, M. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Raído | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
Fonte
Raído; v. 14, n. 34 (2020); 104-121 | 1984-4018
Assuntos
Decoloniality. Public University. Musical Teaching. | Artes | Decolonialidade. Universidade Pública. Ensino Musical.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion