Descrição
Neste artigo abordamos os desafios da EJA do Campo na formação dos seus educadores, a partir de uma revisão da produção acadêmica nacional do período de 2006 a 2011. Os dados, obtidos junto ao Banco de Teses da CAPES e Instituições do Ensino Superior de Minas Gerais, foram analisados conjugando contribuições teóricas da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Formação de Professores. Nossos resultados revelam, entre outros, uma tendência das experiências de EJA do Campo se desenvolverem por meio de programas e/ou projetos, envolvendo parcerias diversas, com destaque para o envolvimento dos movimentos sociais nos processos de formação dos educadores. Revelam, ainda, a necessidade de investimentos na formação específica dos educadores – formação inicial e continuada, a partir de processos que contribuam para uma melhor compreensão dos aportes teórico-metodológicos dessa modalidade de ensino.||The present article addresses the challenges of training teachers for rural youngsters and adults, based on a review of the national academic literature produced from 2006 to 2011. The data, obtained from the CAPES Clearing House of Dissertations and Higher Education Institutions of Minas Gerais state, were analyzed according to the combination of the theoretical contributions from Rural Youth and Adult Education, Rural Education and Teacher Training literature. Our results reveal, among other issues, that education for rural adults and youth tends to be developed through programs and/or projects and several partnerships, particularly the involvement of social movements in the teacher training process. They also reveal the need for investment in specific teacher training - initial and continued training, based on processes that enhance the understanding of the theoretical and methodological contributions of this mode of education.