-
REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I E II DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA DA UFG
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho busca apresentar um panorama da implementação da disciplina Estágio Curricular Obrigatório I e II, do curso de licenciatura em dança da Universidade Federal de Goiás – UFG, ministrada no primeiro semestre de cada ano aos estudantes do 5º e 6º períodos. Busca-se com isso apontar e tecer reflexões relativas às várias transformações ocorridas ao longo da disciplina no que concerne sua estrutura e organização, bem como, as mudanças significativas que a implementação dinâmica da mesma tem provocado nos campos de estágio. As atividades da disciplina iniciaram em 2013. O estágio I e II acontecem em um mesmo campo de estágio, no qual, o primeiro momento é voltado para a investigação em torno dos aspectos que compõem a gestão escolar, projeto político pedagógico, currículo e as teorias pedagógicas. E no segundo momento, aos estudos sobre propostas pedagógicas para o ensino de dança em ambiente escolar com ênfase na regência. No decorrer desse processo observamos mudanças nos campos de estágio e na própria instituição formadora, revelando uma complexa trama política, educacional e social. Esta teia de tensões propiciou o desejo e a necessidade de uma reflexão mais sistemática da disciplina objetivando acompanhá-la em seus primeiros anos de implementação levantando as potencialidades, os aspectos desafiantes e problematizadores. Utilizamos como referencial teórico estudos de Paulo Freire, Demerval Saviani, Ilma Passos, Marli André, Karenine Porpino, entre outros.
ISSN
1519-6569
Periódico
Autor
Figueiredo, Valeria; FEFD/UFG | Paiva, Warla Giany
Data
30 de março de 2019
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/667 | 10.19179/2319-0868.667
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 37, n. 37 (19): Dança: ensinar e aprender; p. 54-71 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/2319-0868.v37.37
Assuntos
Educação; Artes; Dança | Estágio: Ensino de Dança: Escola
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion