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Reformas do ensino basico: tendencias e limites||Elementary education reform: trends and limits||Reformas en la enseñanza basica: tendencias y limites
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Metadados
Descrição
O artigo discute as reformas educacionais de terceira geração, vistas como necessarias para superar os resultados adversos do ensino basico. Inicialmente, descreve as reformas de primeira e de segunda geracoes, relacionadas, respectivamente, com a qualidade dos insumos e com a questao federativa. As reformas de terceira geração buscam ampliar os incentivos que favorecem melhores resultados das escolas e se situam em duas vertentes. A primeira vertente mantem a gestao da escola e o financiamento públicos, ao passo que na segunda vertente ha alguma forma de privatização. O trabalho conclui que existe um leque de mudancas que evita a privatização e proporciona resultados desejaveis.||The discussion of third generation educational reforms, seen as required to overcome the poor results of primary education, is the main concern of this work. Initially, it describes the reforms of the first and second generations, related, respectively, to the quality of the inputs and to federal matters. The reforms of the third generation seeks to increase the incentives for the schoolwork. However, some proposals require some form of privatization. Thus, emphasis is placed upon the proposal which keeps privatization away and offers conditions to improve the performance of primary education.||Este artículo plantea una discusion sobre las reformas de educacion de tercera generacion, que se consideran necesarias para superar los resultados adversos en la enseñanza basica. Comienza con la descripcion de las reformas de primera y segunda generacion, relacionadas respectivamente con la calidad de los insumos escolares y con la cuestion federativa. Las reformas de tercera generacion tienen la finalidad de ampliar los incentivos que favorecen la mejora de los resultados en las escuelas y se sitúan en dos vertientes. La primera de ellas mantiene la gestion de la escuela y la financiacion públicas, mientras que en la segunda existe alguna forma de privatizacion. El trabajo llega a la conclusion de que existe un abanico de cambios que evitan la privatizacion y proporcionan resultados deseables.
ISSN
1809-4465
Autor
Souza, Alberto de Mello e | Costa, Marly de Abreu
Data
20 de julho de 2009
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 17, n. 64 (2009): Revista Ensaio - Jul./Set.; 477-494 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Reformas de educacion; Enseñanza basica; Gestion educacional; Privatizacion | Reformas educacionais; Ensino basico; Gestao educacional; Privatização | Educational reforms; Primary education; School management; Privatization
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion