-
Regimes de visibilidade na publicidade mediatizada||Visibility regimes in mediatized publicness
- Voltar
Metadados
Descrição
Nassociedades contemporâneas, em que o fluxo informacional dos novos dispositivostecnológicos de mediação simbólica - como a Internet - enfatiza, com especialdestaque, a imagem, a visibilidade tornou-se um valor político central. Poroutro lado, a própria mediatização da publicidade introduz novos desafios nagestão política das visibilidades.Reflectindosobre as relações entre política, media e publicidade, este artigo pondera asconsequências que a visibilidade, no contexto da mediatização da esfera pública,provoca no campo político. Identificando alguns dos seus actuais regimesconcluir-se-á que a visibilidade possui uma natureza ambivalente para a política, podendo funcionar, quer num registo sinóptico de vigilância e controlo social dos políticos, quer num registo potencial de construção de uma liderança carismática. É na negociação das fronteiras entre o privado e o público que se jogam politicamente as visibilidades, quer assumam aforma de um risco para a gestão da integridade da imagem pública, quer assumamuma oportunidade para fundar uma liderança carismática, e de fundamentar a personalidade politica, não no herói titânico, mas no homem simples de família que identifica na confiança e na honestidade dois dos valores fundamentais da política.||Considering the relationship between politics, media and publicness, this paper ponders the consequences of visibility in the political field. Identifying some of its existing regimes, it will posit that today visibility plays an ambivalent function to politics: it can simultaneously operate as a synoptic monitoring and control of politicians; and at the same time it may stand as an opportunity to build a charismatic leadership. In fact, political visibilities are now negotiated between the boundaries of private and public realms, and they can take the form of a risk, or an opportunity to build on a charismatic leadership.
ISSN
1982-8160
Periódico
Autor
Mateus, Samuel
Data
17 de dezembro de 2014
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/90457 | 10.11606/issn.1982-8160.v8i2p259-281
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Matrizes
Fonte
MATRIZes; v. 8 n. 2 (2014); 259-281 | MATRIZes; Vol. 8 No. 2 (2014); 259-281 | MATRIZes; Vol. 8 Núm. 2 (2014); 259-281 | MATRIZes; Vol. 8 No 2 (2014); 259-281 | MATRIZes; V. 8 N. 2 (2014); 259-281 | 1982-8160 | 1982-2073
Assuntos
Publicidade | política | mediatização | carisma | visibilidade | internet | Publicness | politics | mediatization | visibility | charisma
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion