-
Relação com o saber e território: experiências de estudantes em tempo integral||Relation to knowledge and territory: experiences of full-time students||Relación con el saber y territorio: experiencias de estudiantes en tiempo integral
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo analisa as relações que estudantes do Ensino Fundamental (EF) estabelecem com os saberes na Escola em Tempo Integral em uma experiência de saída da escola em direção a outros espaços da cidade. O aporte teórico e metodológico inclui os estudos de Bernard Charlot, em diálogo com autores da Geografia e autores que discutem a Educação Integral. Os sujeitos são estudantes dos dois últimos anos do EF, e os dados foram gerados por meio do balanço de saber e entrevistas. A análise, inspirada em Charlot (2009), concentrou-se nas aprendizagens evocadas pelos sujeitos e o movimento no território. Os resultados indicam a importância da experiência para os sujeitos, entretanto, apontam-se como fragilidades a dificuldade de apropriação efetiva dos territórios e a força da forma escolar que impregna a experiência analisada. Colocar em diálogo o sujeito transitando entre o espaço da escola e da cidade, no movimento desencadeado pela ETI, ou por outras experiências em tempo integral que tomam a cidade como fonte de aprendizado, instiga a refletir sobre a necessidade de apreender esses espaços como territórios que podem contribuir na construção da educação integral, e não apenas da escolarização em tempo integral.||The research aims to analyze the relations which the students of Elementary Education establish with the knowledges in the Full-time School (ETI) that, since the year of 2015, has included other spaces of the city in its school activities. The theoretical and methodological framework are the studies of Bernard Charlot, in dialogue with authors in the field of Territorial Studies and authors who discuss the Integral Education / Full Time. The subjects are students of the last two years of Elementary Education, and the balance of knowledge and interviews were used for the data collection. The analysis, inspired by Charlot (2009), focused on the learnings evoked by the subjects. The results point out that the relation to knowledge is marked by the school learnings and there is no effective appropriation, by the students, of the spaces of the city. Putting in dialogue the subject moving between school and city space, in the movement triggered by the ETI, or other full-time experiences that take the city as a source of learning, instigates to reflect on the need to apprehend these spaces as territories which can contribute to the construction of integral education, and not only of full-time schooling.||El artículo analiza las relaciones que estudiantes de la Enseñanza Fundamental (EF) establecen con los saberes en la Escuela en Tiempo Integral en una experiencia de salida de la escuela en dirección a otros espacios de la ciudad. El aporte teórico y metodológico son los estudios de Bernard Charlot, en diálogo con autores de Geografía y autores que discuten la Educación Integral. Los sujetos son estudiantes de los últimos años del EF, y los datos fueron generados por medio del balance del saber y de entrevistas. El análisis, inspirado en Charlot (2009), se concentró en aprendizajes evocados por los sujetos y el movimiento en el territorio. Los resultados indican la importancia de la experiencia para los sujetos, sin embargo, se apunta como fragilidades la dificultad de apropiación efectiva de los territorios y la fuerza de la forma escolar que impregna la experiencia analizada. Colocar en diálogo el sujeto transitando entre el espacio de la escuela y de la ciudad, en el movimiento desencadenando por ETI, o por otras experiencias en tiempo integral que toman la ciudad como fuente de aprendizaje, instiga a reflexionar sobre la necesidad de apreender ese espacio como territorios que pueden contribuir en la construcción de la educación integral, y no apenas de la escolarización en tiempo integral.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de | Lourenço, Miria Núbia Simões
Data
16 de março de 2021
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12389 | 10.5335/rep.v27i3.12389
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Miria Núbia Simões Lourenço | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 3 (2020): PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - 50 ANOS; 876-900 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares