-
Relação entre representações sociais de “fracasso escolar” de professores do ensino fundamental e sua prática docente
- Voltar
Metadados
Descrição
O estudo investigou as representações de fracasso escolar de professores do Ensino Fundamental que trabalham com alunos multirepetentes, bem como as relações entre estas representações e as práticas docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo como suporte teórico a teoria das representações sociais na perspectiva processual proposta por Serge Moscovici e Denise Jodelet. Os dados foram coletados por meio da observação, durante um ano letivo, do cotidiano escolar de três turmas de 6ª série com alto índice de alunos multi-repetentes e de entrevistas conversacionais com todos os seus professores, em número de nove. Os resultados indicaram que, dentre os elementos que compõem o campo da representação de fracasso escolar, destaca-se o “mau aluno” caracterizado por suas faltas: de interesse, de capacidade para aprender, de conhecimentos, de apoio da família, de perspectivas em uma sociedade desigual. O fracasso passa a ser objetivado como uma conseqüência natural dessas faltas. Foi observado ainda, o isolamento espacial e acadêmico dos mesmos. Os professores além de não os estimularem a participar, freqüentemente os desencorajavam, fazendo comentários jocosos quando eles erravam e até mesmo quando acertavam a resposta. Indagados sobre o isolamento desses alunos, os professores o consideraram “natural”, sendo que alguns expressaram o receio de que, se fossem reagrupados, os bons alunos poderiam ser “contaminados” por eles. A análise retórica do corpus de enunciados da pesquisa confirmou que o sentido da representação de “fracasso escolar” parece estar ancorado à metáfora “doença contagiosa”, metáfora esta já observada em diversos documentos históricos . relacionados ao iletramento, conforme relata Lahire.
ISSN
2238-1279
Autor
Alda Judith Alves-Mazzotti; UNESA | Tânia Cristina Wilson; UNESA
Data
21 de julho de 2004
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 1, No 1 (2004); 75-87
Tipo
Avaliado por Pares