Descrição
Gilbert Durand identificou um processo de retorno do mito a um primeiro plano cultural no Ocidente. A popularidade de algumas produções cinematográ cas e televisivas nas últimas décadas parece con rmar que essa remitologização está em andamento e alcançou novos patamares em uma era em que a linguagem audiovisual se sobrepõe. Fundamentado no conceito durandiano de imaginário como trajeto antropológico, este artigo analisa como a série “Guerra nas Estrelas” tem contribuído para essa remitologização contemporânea. A tese aqui explorada é de que ao fazer a atualização de mitos e arquétipos fundadores para construir sua própria mitologia, “Guerra nas Estrelas” reconcilia elementos cientí co-tecnológicos, que ocuparam progressivamente o imaginário ocidental desde o Iluminismo, com os elementos do fantástico e do mágico, que foram relegados a um segundo plano e desvalorizados desde então. ||Gilbert Durand has identified that there is a process of return of the myths to a rst cultural plan in the West, at least since the late 19th century. The popularity of some lm and television productions released over the last four decades seems to con rm that this remythologizing process is not only underway but has already reached new levels in an era in which audiovisual media are in evidence. Based in Durand’s concept of imaginary, seen as an anthropological path, this article analyzes how the lm series “Star Wars” has contributed to this contemporary remythologizing process. The thesis hence explored is that, by upgrading the founding myths and archetypes in order to build its own mythology, “Star Wars” has tied up again some scienti c-technological elements, which gradually took part in the Western imaginary since the Age of Enlightenment, with some fantastic and magical ones, which were relegated to the underground and devalued ever since.