-
(RE)PENSANDO AS VEREDAS DA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DAS PROFESSORAS NAS CLASSES MULTIANOS EM PAU DOS FERROS (RN)||(RE)THINKING THE PATHS OF SCHOOL: A STUDY ON THE PRACTICE OF TEACHERS IN MULTI-YEARS CLASSROOMS IN PAU DOS FERROS (RN)||(RE)PENSANDO LAS VEREDAS DE LA ESCUELA: ESTUDIO SOBRE LA PRÁCTICA DE PROFESORES EN CLASES MULTIANOS EN PAU DOS FERROS (RN)
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto se organiza a partir de um recorte da dissertação de mestrado intitulada: “A prática docente na Educação do Campo: um estudo em classes multianos de Pau dos Ferros – RN”, e tem o objetivo de refletirmos sobre a prática pedagógica das professoras das classes multianos de Pau dos Ferros/RN. A investigação partiu da seguinte questão de estudo: de que modo os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas, considerando as especificidades das classes multianos? Assim, adotamos como abordagem metodológica a concepção da pesquisa qualitativa – as discussões e os encaminhamentos tiveram sua ancoragem teórica nas pesquisas de Rocha (2013), Crepaldi (2006), Caldart (2004, 2011), Tardif (2002), entre outros teóricos que discutem a temática em estudo. Em síntese, através das observações da prática docente, como também dos relatos das educadoras acerca do ensino nas classes multianos, pudemos perceber um bom relacionamento entre professor e aluno, bem como aluno-aluno; demostrando, assim, formas significativas de aprendizagem a partir da interação nos trabalhos em grupos, como também no momento do intervalo e nas brincadeiras livres, no contexto escolar.
||
Este texto está organizado a partir de un extracto de la tesis de maestria titulado: “Práctica docente en Educación Rural: un estudio en clases multianos en Pau dos Ferros - RN”, y tiene el objetivo de reflexionar sobre la práctica pedagógica de los docentes de clases multianos en Pau dos Ferros / RN. La investigación partió de la siguiente pregunta de estudio: ¿Cómo desarrollan los docentes sus prácticas pedagógicas, considerando las especificidades de las clases multianos? Así, adoptamos como enfoque metodológico la concepción de la investigación cualitativa – las discusiones y los referencias tuvieron su anclaje teórico en las investigaciones de Rocha (2013), Crepaldi (2006), Caldart (2004, 2011), Tardif (2002), entre otros teóricos que discuten el tema en estudio. En resumen, a través de las observaciones de la práctica docente, así como de los informes de los educadores sobre la docencia en las clases multianos, pudimos percibir una buena relación entre docente y alumno, así como alumno-alumno; demostrando así formas significativas de aprendizaje a partir de la interacción en el trabajo en grupo, así como en el momento del receso y juego libre, en el contexto escolar.
||
This text is organized as a cut from the master 's dissertation, entitled: The teaching practice in the Field of Education: a study in multi-years classerooms in Pau dos Ferros city - RN, with the purpose of reflect on pedagogical practice of the teachers of the multi-years classes in Pau dos Ferros / RN. The research started from the following matter of study: how did the teachers develop their practices, considering the multi-years classrooms particularities? It was adopted as methodological approach the conception of qualitative research - the discussions and procedures about the methodological proposal of research was based in the research of Rocha (2013), Crepaldi (2006), Caldart (2004, 2011), Tardif (2002), among other theorists who discuss the thematic at issue. In summary, through observations of teaching practice, as well as the reports of the educators about teaching in the multi-years classrooms, we could see a good relationship between teacher and student, as well as student-student; demonstrating, so, meaningful forms of learning from interaction in group work, but also during the break and in free play, in the school context.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Bem, Geralda Maria de | Silva, Cícero Nilton Moreira da
Data
1 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6316 | 10.22481/rpe.v16i43.6316
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 43 (2020): Edição Especial (dez): FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS ESCOLARES ; 254-276 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 43 (2020): Edição Especial (dez): FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS ESCOLARES ; 254-276 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 43 (2020): Edição Especial (dez): FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS ESCOLARES ; 254-276 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Educación del campo | Práctica pedagógica | Clases multianos | Field of Education | Pedagogical practice | Multi-years classerooms | Educação do Campo | Prática Pedagógica | Classes multianos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares