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Representação social de pedagogas sobre a indisciplina escolar
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Descrição
Resumo
A indisciplina escolar é um problema que aflige o ambiente escolar e dificulta as práticas pedagógicas, se configura como uma queixa constante que angustia e preocupa as relações interpessoais dos atores educacionais. O objetivo do artigo é analisar as representações sociais das pedagogas sobre a indisciplina escolar. O enfoque teórico é a abordagem dimensional (MOSCOVICI, 2012), interpretada pela categoria de análise dos estudos do desenvolvimento moral (PIAGET, 1994). As informações foram coletadas mediante entrevistas semi-estruturadas (N=21) e a partir de uma listagem de termos derivada da pesquisa de Santos e Rosso (2012) procedeu-se triagens sucessivas de palavras para a elaboração do roteiro da entrevista. As informações foram coletadas em 19 escolas estaduais de Ponta Grossa-PR. A análise do corpus textual foi realizada com o auxílio do software Alceste, associada à análise de conteúdo. Os resultados apontam para representações sociais causais em relação à indisciplina escolar, com predominância da moral heterônoma, e indicam que em menor grau ocorrem situações com princípios de autonomia e cooperação. A primeira é dominante, na qual se atribui a um ou outro ator uma situação pedagógica, ligada ao controle; por sua vez, a segunda é menos expressiva, relacional, que requer um jogo de regras claras e negociadas em espaços e práticas escolares apoiadas em bases altruístas.
Palavras-chave: Representação social. Pedagogas. Desenvolvimento moral.
Abstract
School indiscipline is a problem that afflicts the school environment and hampers pedagogical practices, constitutes a constant complaint that distresses and worries the interpersonal relations of educational actors. The purpose of this article is to analyze the social representations of pedagogues about school indiscipline. The theoretical approach is the dimensional approach (MOSCOVICI, 2012), interpreted by the analysis category of moral development studies (Piaget, 1994). The information was collected through semi-structured interviews (N = 21) and from a list of terms derived from Santos and Rosso's research (2012), successive word triages were elaborated for the interview script. The information was collected in 19 state schools in Ponta Grossa-PR. The analysis of the textual corpus was carried out with the aid of Alceste software, associated to content analysis. The results point to causal social representations in relation to school indiscipline, with predominance of heteronomous morality, and indicate that to a lesser degree situations occur with principles of autonomy and cooperation. The first is dominant, in which one or another actor is assigned a pedagogical situation, linked to control; In turn, the second is less expressive, relational, which requires a set of clear and negotiated rules in spaces and school practices supported on altruistic bases.
Keywords: Social representation. Pedagogues. Moral development.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CNPq e Capes
Autor
Adriano Charles Ferreira; Universidade Estadual de Ponta Grossa | Ademir José Rosso; UEPG | Fernanda de Oliveira Moura; UEPG | Bernadete Machado Serpe; UEPG
Data
5 de julho de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 44 (2019); 198-220
Tipo
Avaliado por Pares