-
Representações sociais do trabalho docente: um olhar sobre a subjetividade do professor em sala de aula
- Voltar
Metadados
Descrição
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o trabalho docente, desenvolvida em outros dois estados do Brasil, utilizando a mesma metodologia de coleta de dados e o mesmo referencial teórico, que engloba a abordagem sócio-histórica e a teoria das representações sociais, articulada com a análise argumentativa. Foi aplicado um teste de evocação livre para professores, com a expressão indutora atividade docente. Os dados foram submetidos ao software EVOC. A centralidade do núcleo girou em torno de compromisso, conhecimento e planejamento, tensionados pelos aspectos periféricos criatividade, leitura e avaliação. A metodologia previu a utilização da imagem, algumas das situações do trabalho de docentes foram gravadas em vídeo e discutidas com os sujeitos da pesquisa em seções também gravadas em vídeo. A atividade observadas nas autoconfrontações sugeriu um sentido para o núcleo de uma pedagogia considerada pelos professores como tradicional, em oposição a uma outra, moderna, considerada bem mais próxima dos aspectos que apareceram como periféricos.
Palavras-chave: Representações sociais. Trabalho docente. Autoconfrontação. Análise argumentativa.
Social representation of teaching work:
a glance over teacher’s subjectivity in classroom
Abstract
This study presents the results of a research on the teaching work, developed in two other States of Brazil, using the same data collection methodology and the same theoretical reference, encompassing the socio-historical approach and the theory of social representations, articulated an argumentive analysis. Was applied a test of evocation free to teachers, with the expression induces teaching activity. The data were submitted to the EVOC software. The centrality of core spun around commitment, knowledge and planning tensioned by peripheral aspects of creativity, reading and evaluating. The methodology provides for the use of the image, some of the situations of work of teachers were videotaped and discussed with the subject of research into sections also recorded on video. The activity observed in autoconfrontations suggested a sense for the core of a pedagogy considered by teachers as traditional as opposed to another, modern, well considered closer to the aspects that appeared as peripherals.
Key words: Social representations. Work teaching. Autoconfrontation. Argumentative analyze.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
PROCAD - CAPES
Autor
Monica Rabello de Castro; Universidade Estácio de Sá | Helenice Maia Gonçalves; UNESA
Data
21 de dezembro de 2013
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 10, No 22 (2013)
Tipo
Avaliado por Pares