Descrição
O artigo tem dois objetivos centrais. Um deles é discernir as características textuais e semânticas do conjunto de filmes alegórico-metafóricos realizados na Argentina na época da última ditadura militar e na etapa inicial da pós-ditadura. Em segunda instância, propõe-se a analisar dois filmes emblemáticos dessa tendência dedicados a tematizar e representar de forma crítica e reflexiva as figuras das vítimas e dos algozes: Últimos días de la víctima (Últimos dias da vítima, 1982), de Adolfo Aristarain, e Hay unos tipos abajo (Existem alguns caras para baixo, 1985), de Rafael Filipelli e Emilio Alfaro.||El artículo tiene dos objetivos centrales. Uno de ellos es discernir las características textuales y semánticas del conjunto de films alegórico-metafóricos realizados en Argentina en épocas de la última dictadura militar y en la etapa temprana de la postdictadura. En segunda instancia se propone analizar dos films emblemáticos de la tendencia dedicados a tematizar y representar de forma crítica y reflexiva las figuras de las víctimas y los victimarios: Últimos días de la víctima (Últimos dias da vítima, 1982), de Adolfo Aristarain, y Hay unos tipos abajo (Existem alguns caras para baixo, 1985), de Rafael Filipelli y Emilio Alfaro||The paper has two main objectives. One of them is to discern the textual and semantic characteristics of all allegorical-metaphorical films made in Argentina during last military dictatorship and the early stage of post-dictatorship. The other is to analyze, in a critical an reflexive way, two emblematic films of this trend dedicated to theming and represent the figures of victims and perpetrators: Last Days of the Victim (Últimos dias da vítima 1982), by Adolfo Aristarain, and There are a Guys Downstairs (Existem alguns caras para baixo, 1985), by Rafael Filippelli and Emilio Alfaro.