Descrição
Neste artigo são apresentadas uma nova formulação e uma nova representação para a solução do problema de carregamento de contêineres 3D em terminais portuários (PCCTP 3D) que consiste em determinar como carregar e descarregamento um conjunto de contêineres de um navio porta-contêiner (containership), respeitando restrições operacionais relacionadas aos contêineres e a estrutura do navio isso porque num navio porta contêiner os contêineres são colocados em pilhas verticais, localizadas em diversas seções (baias). O acesso aos contêineres é feito somente através do topo da pilha. Muitas vezes para se descarregar um contêiner num determinado porto j, é necessário remover o contêiner cujo destino é o porto j+1, porque ele está acima do contêiner que se deseja descarregar, esta operação pode ser chamada de remanejamento. Neste artigo procura-se fazer o carregamento e descarregamento do navio, procurando minimizar o número de remanejamentos, levando em conta a distância do centro de massa e do centro de gravidade para que não ocorram problemas de instabilidade do navio. Assim como o problema 2D é NP-Completo (AVRIEL et al. 2000), o problema 3D também o é, e é aconselhável a utilização de métodos heurísticos. É proposto um algoritmo genético que emprega uma nova representação das soluções, denominada representação por regras, para resolver o PCCTP 3D. A representação por regras tem a grande vantagem de utilizar uma representação bastante compacta que assegura a geração de soluções factíveis e possibilita a inserção de conhecimento do tomador de decisões.Nos também apresentamos alguns resultados obtidos com este método.